Por: | 8 anos atrás

No dia 22 de setembro Jaraguá do Sul vai aderir ao Dia Mundial Sem Carro. O Núcleo de Responsabilidade Social Empresarial, junto com a ACIJS, Sesi, Sesc, Viação Canarinho e Polícia Militar realizam nesta data o Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro, movimento que começou em algumas cidades da Europa e vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.

Trata-se de um manifesto para propor uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte coletivos ou individuais, como a bicicleta.

Conforme Sabrina Schappo e Fernanda Alquini, integrantes do Núcleo de Responsabilidade Social Empresarial, várias ações estão programadas para o dia 22 de setembro, durante as 24 horas, com destaque entre 9h e 18h.

A ideia é reduzir 30% do tráfego naquele dia. Para isso será feita medição do tráfego nas dez ruas onde existem sensores, medição do uso de estacionamentos nas principais empresas, avaliação da emissão de CO2 e avaliação da utilização do transporte público.

Fernanda Alquini disse que todos os meios de comunicação serão utilizados para mobilizar os motoristas para usar meios de transportes alternativos no dia 22, evitando o carro. No dia 18 serão realizadas blitzes educativas para informar sobre o movimento.

Em Jaraguá do Sul existem dez ruas com sensores para medir o movimento. No dia 17 de agosto, por exemplo, foram registrados 130 mil veículos nessas vias, um número considerado elevado.

“Estamos convidando a todos a se integrarem nessa iniciativa”, conclamou Fernanda.