Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

Jaraguá do Sul figurou esta semana entre as principais classificadas de um importante quesito no setor público, o da transparência. A cidade está em primeiro lugar em Santa Catarina no que se refere a transparência dos dados com nota 9,8. Com a mesma nota também aparece a cidade de Botuverá.

No Brasil, o Estado está em segundo lugar também com 9,8 atrás do Espírito Santo que obteve nota 10. O ranking é estabelecido pelo portal do Ministério Público Federal (MPF).

Entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro deste ano, o MPF fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O objetivo do levantamento é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

fiscalização

Foto: Divulgação

O resultado do trabalho foi detalhado em gráficos em que aparecem as colocações dos estados e municípios por faixa de nota da maior para a menor. A próxima avaliação deve ocorrer em abril de 2016.

Para o secretário de Administração e Fazenda, Ademar Possamai, a classificação de Jaraguá do Sul no ranking da transparência é reflexo das ações diferenciadas que o município tem adotado. “Estamos sempre comprometidos em estreitar nosso contato com a população e isso faz com que sejamos reconhecidos pelo que está sendo feito” comenta.

O prefeito Dieter Janssen destaca que graças a transparência como é conduzido a administração municipal, a cidade tornou-se referência na área técnica garantindo também a aprovação das contas do exercício de 2014 pelo TCU na semana passada. “Estamos no caminho certo e isso se confirma com tantos outros índices que alcançamos este ano e que nos orgulham tanto”, completa.

No link (clique aqui) estão os gráficos do MPF sobre a transparência.

Colocações importantes

Entre os meses de abril e outubro deste ano, a cidade de Jaraguá do Sul foi apontada três vezes como uma das melhores do País. Depois de ser apontada como a quarta colocada entre as melhores cidades brasileiras de porte médio e no sétimo lugar entre os municípios mais igualitários do País, Jaraguá ficou com a oitava posição no quesito desenvolvimento social.

A Urban System publicou na edição na Revista Exame a compilação de desenvolvimento social levando em conta a saúde, educação, segurança e saneamento. A mesma pesquisa também colocou Jaraguá do Sul entre as 100 melhores do País para investir em negócios. A cidade ocupa o 41º lugar. Anteriormente, a “Revista Isto É” já colocava o município jaraguaense entre as 50 melhores para se viver num levantamento feito junto a 5570 cidades brasileiras.