Por: André Marques | 25/08/2014

Hoje, ‘Chavinho” e sua turma completam 30 anos de estrada e digo com segurança foi um dos seriados que eu mais gostei de ver durante a adolescência. Humor inteligente, descontraído, nada forçado. Era bom demais, né não? Acho desnecessário dizer que a série foi um sucesso absoluto, certo?

chaves2 chaves1

Se liga na lista a seguir, ela contem algumas coisinhas que você provavelmente vai achar legal saber sobre a série:

1 – Em 1974, a atriz Maria Antonieta de las Nieves, que interpreta a Chiquinha, engravidou e teve que se afastar das gravações. Na história, a desculpa usada era que a Chiquinha foi passar uns tempos na casa de uma tia no interior.

2 – A atriz que interpreta a Bruxa do 71, Angelines Rodrigues foi considerada uma das mulheres mais boitas do México, na década de 40.

3 – Em 1978, Carlos Villagrán, que interpretava o Quico, decidiu sair do elenco para ser astro de seu próprio seriado na Venezuela. Os últimos episódios com o personagem são os da viagem para Acapulco. A canção “Boa Noite Vizinhança”, tocada no episódio, é uma homenagem ao ator. Ela foi composta por Roberto Gómez Bolaños, intérprete de Chaves e criador do seriado.

1234  

4 – Ao contrário do que muitos pensam, Chaves não mora no barril. Ele mesmo deixa isto claro em um episódio, reforçando que mora na casa número 8 da vila. Aliás, o nome original do seriado é “Chavo del Ocho”, ou “Chaves do Oito” em tradução livre. (Se me lembro bem, ele mora na primeira casa após as escadas para o segundo piso, na parte da frente da vila, a porta tinha dois números e se não me engano era o nº 20. A informação é revelada em apenas um episódio. Tá pensando o que? Aqui tem fã também!)

5 – O nome de Chaves tem uma origem bem curiosa. “Chavo”, na gíria mexicana, significa garoto, menino na idade de travessuras. No caso, o Chavo morava em uma vila pobre. Como o movimento labial de Chavo em espanhol é idêntico ao de “Chaves” em português, foi escolhido esse nome para o garoto.

56 

6 – Em 1978, Florinda e Roberto Bolaños começaram a namorar, depois de uma viagem ao Chile. Eles se casaram na Cidade do México no dia 19 de novembro de 2004, após mais de 25 anos de união não-oficial. Antes de se casar com Bolaños, Florinda teve um romance com Carlos Villagrán, o Quico. Dizem que por conta disso os dois se mantiveram afastados por mais de vinte anos.

7 – A música que toca toda vez que dona Florinda e professor Girafales se encontram é ‘Tema de Tara’, trilha sonora original do filme ‘E o Vento Levou’.

8 – Na década de 90, correu um forte boato na imprensa brasileira afirmando que os atores do Chaves teriam morrido em um acidente de avião. Esse acidente jamais ocorreu.

78

9 – Angelines, que interpretava dona Clotilde, faleceu em 1994, com câncer no pulmão. A atriz, que morreu por conta do fumo, era melhor amiga de María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha.

10 – Apesar da roupa cafona e dos rolinhos nos cabelos, eu preciso dizer: Dona Florinha, por um acaso você fazia academia?

9

Via Bobagento