Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás

 

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

Saiu no jornal britânico Daily Mail, que uns pesquisadores da República Tcheca descobriram que homens e mulheres têm habilidade de avaliar inteligência masculina só de olhar para o rosto da pessoa. No entanto, não conseguem repetir a dedução com mulheres.

De acordo com as informações divulgadas da pesquisa, uma equipe utilizou fotografias dos rostos de 40 homens e 40 mulheres para testar a relação entre o QI, a forma facial e o julgamento dos participantes. “Os resultados sugerem que um observador pode medir com precisão a verdadeira inteligência dos homens, mas não das mulheres, vendo seus rostos nas fotos. No entanto, essa estimativa, possivelmente, não se baseia em forma facial. Nosso estudo não relevou relação entre inteligência e atratividade ou formato do rosto”, disseram os cientistas. A dificuldade para identificar a inteligência feminina talvez esteja no fato de serem constantemente avaliadas pela atratividade, o que atrapalharia o julgamento.

O estudo indica ainda que as pessoas tendem a associar certos traços faciais com alta inteligência, apesar de não haver evidências que identifiquem formatos de rosto sinônimos de QI elevado. “Faces que são percebidas como altamente inteligentes são bastante alongadas, com uma distância mais ampla entre os olhos, nariz maior, ligeira subida nos cantos da boca e queixo pontudo. Por outro lado, a percepção de menor inteligência está associada com rostos mais amplos e arredondados, com olhos mais próximos uns dos outros, nariz menor, cantos da boca declinados e queixo arredondado.”

Fonte: Portal Terra