Por: João Marcos | 5 anos atrás

Mais uma dos projetos apresentados pelo Ipplan que nos chamou atenção. Até o final do ano passado nossa cidade apresentava 33,6km de ciclovias e ciclofaixas, mas a questão é que todas elas estavam distribuídas pelo município de forma isolada, como você vê na imagem a seguir:

Clique para ampliar

A nova proposta prevê a integração e a ampliação do sistema Cicloviário do município em 3 etapas. A primeira delas foi realizada no começo desse ano, com a implantação de 3,5km de ciclofaixa:

Clique para ampliar

Agora o projeto pretende padronizar a implantação e a sinalização, e o mais importante, conectar todas as ciclovias e ciclofaixas existentes no município, possibilitando ao ciclista maior segurança e mobilidade, com a execução de paraciclos em pontos estratégicos.

Clique para ampliar

Com a implantação das três etapas, Jaraguá do Sul contará com mais 51,50 km de ciclovias e ciclofaixas, totalizando 85,10 km. Chegando ao resultado esperado que você pode ver no mapa a seguir:

Clique para ampliar

A previsão para a entrega destes projetos a Secretaria de Urbanismo está previsto para a segunda quinzena de agosto. Uma das propostas que nos chamou a atenção aqui foi a implantação de “paraciclos” nesse Programa Cicloviário.

A instalação desses equipamentos com certeza irá garantir ao ciclista maior segurança e mobilidade, onde, executados em pontos estratégicos, sua implantação viabiliza o alargamento dos passeios, que além de criar espaço para os estacionamento de bicicletas, tornará a travessia dos pedestres mais segura, garantindo a acessibilidade através de rampas.

Exemplos do cicloviários instalados

Olha, se todas essas propostas do Ipplan saírem mesmo do papel, teremos uma “cidade nova” em menos tempo do que esperávamos hein?