Por: Max Pires | 7 anos atrás

O Festival HTTPVIDEO 2010 está com as inscrições abertas até 19 de julho. Realizado pelo Instituto Sergio Motta e pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o festival acontece inteiramente na Internet, utilizando a plataforma do YouTube para as inscrições e exibição dos trabalhos. Nesta segunda edição, o tema do Festival será “Em trânsito” e serão aceitos vídeos de até cinco minutos.

Trabalho da pesquisadora e designer gráfica Silvia Regina Guadagnini, de Santa Catarina, levou o primeiro lugar no último HTTPVídeo

Segundo a curadora Giselle Beiguelman, “a ideia do festival é apostar no uso criativo e em novas linguagens do audiovisual, ocupando uma das áreas mais efervescentes da Internet, que é o YouTube. A partir do tema, busca-se discutir uma abordagem estética do trânsito e dos deslocamentos nas cidades”.

Para participar, é preciso disponibilizar o vídeo no canal pessoal do participante no YouTube e depois preencher a ficha de inscrição. A participação é aberta a todos os interessados, sem limite de idade.

Os trabalhos inscritos passarão por uma triagem inicial e, depois, um júri fará a seleção dos três melhores vídeos. Cada um dos vencedores receberá um prêmio de R$1.500 e serão anunciados em um evento com projeções dos 10 trabalhos indicados aos prêmios.

Histórico

A primeira edição do festival HTTPvideo foi realizada em 2008, tendo recebido mais de 500 vídeos inscritos. Com tema livre, foi o primeiro festival de vídeo on-line realizado no Brasil e, para o You Tube, uma ação pioneira no campo da arte. O projeto tem por objetivo incentivar a produção brasileira de conteúdo criativo audiovisual na Internet.

Entre três premiados, a pesquisadora e designer gráfica Silvia Regina Guadagnini, de Santa Catarina, levou o primeiro lugar com o vídeo Sob controle. Em segundo ficou a paulista Lea Van Steen, com Disco, e o mineiro Pedro Bastos Ananias de Souza ficou em terceiro com 4 roteiros para Perrier. Já o trabalho do ilustrador e animador Fernando Vilela Mariano, Lindomar entrevista Jesus, foi eleito o melhor vídeo pelo júri popular.