Por: | 8 anos atrás

 

Neste sábado, dia 18, motoristas de Jaraguá do Sul e região terão a oportunidade de conferir a situação de seus veículos.

O programa estadual de Inspeção Veicular Gratuita chega ao município para incentivar o cuidado e a manutenção preventiva dos veículos.

Iniciativa do Núcleo Estadual de Automecânicas e do Núcleo de Automecânicas da ACIJS-APEVI, a atividade ocorre na praça Angelo Piazera das 9 às 16 horas.

Doando 1 quilo de alimento não-perecível, o proprietário terá direito a testes em 20 itens, recebendo a orientação sobre manter o veículo em perfeitas condições de desempenho e segurança.

Em Jaraguá do Sul o evento tem o patrocínio da Rede Mime e apoio da ACIJS e APEVI.

Informações pelo telefone (47) 3275-7012 e pelo e-mail nucleos@acijs.com.br.

Prevenção ajuda na economia, segurança e meio ambiente

O programa vem acontecendo em 20 cidades catarinenses desde o dia 4 de setembro, mês dedicado ao trânsito.

A IVG é realizada desde 1998 com o objetivo de proporcionar inspeções gratuitamente as condições dos veículos automotores e oferecer um diagnóstico aos seus proprietários. O projeto tem o apoio da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

Os veículos serão inspecionados conforme uma lista de 20 itens. Ao final, o condutor receberá um diagnóstico do seu veículo. Além disso, serão realizadas ações educativas com outros participantes do evento. Desde a sua primeira edição, foram realizadas uma média de 22 inspeções por ano e cerca de 40 mil carros examinados neste período. No ano passado foram inspecionados 2.137 carros.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), o número de veículos em julho de 2010 era de 3.313.191. Em julho de 2009 eram 3.069.872 no Estado. São 243.319 carros a mais rodando nas ruas. Um aumento de quase 8% na frota. Este número reflete em vários aspectos sociais que merecem atenção especial da sociedade: poluição, degradação ambiental e violência no trânsito.

Dados fornecidos pela Policia Rodoviária Estadual também assustam. Em 2009 foram 10.307 acidentes, 5.839 feridos e 282 mortos nas rodovias catarinenses. Em 2009, foram 9.797 acidentes, 5.974 feridos e 300 mortos.  Através da IVG, o NEA pretende deflagrar ações que contribuam para reduzir os impactos que os automóveis causam na sociedade. A manutenção preventiva dos veículos, além de prevenir acidentes, gera menor consumo de combustíveis e, conseqüentemente, menor índice de poluição do meio ambiente.

A iniciativa vem alcançando resultados positivos tanto para o consumidor quanto para os mecânicos e para os fornecedores. Os benefícios trazidos pela Inspeção Veicular são inúmeros. Além da redução no número de acidentes, também há uma diminuição da poluição urbana, economia de combustível e, principalmente, redução, de maneira significativa, do tempo gasto nos congestionamentos das grandes cidades, muitas vezes causados pela falta de manutenção dos veículos.