Por: Ricardo Daniel Treis | 5 anos atrás

Na reta final para as inscrições, a procura por vagas ao 9º FEMUSC – Festival de Música de Santa Catarina vem se intensificando e a expectativa é de que ultrapasse os números da edição 2013.

O diretor artístico Alex Klein lembra aos estudantes interessados em vagas no Programa Intermediário confirmem inscrição o mais rápido possível, pois elas são aceitas com base na ordem de chegada.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de setembro, às 17 horas (horário de Brasília), somente pelo site www.femusc.com.br.

“Nos primeiros 5 dias já contávamos com cerca de um terço das inscrições que recebemos em 2013. As inscrições estão mostrando uma excelente distribuição entre os instrumentos, com todos eles demonstrando candidaturas”, assinala o maestro.

Enquanto as inscrições vão caminhando, explica Alex Klein, o processo de análise dos candidatos já começou, com professores e músicos profissionais auxiliares analisando o material enviado e conferindo notas cuja média é então utilizada para determinar uma ordem de qualificação nos programas, exceto o Intermediário, que mesmo assim recebe notas com o objetivo de já orientar em quais grupos os alunos irão tocar, e com quais professores estudarão.

Há também casos (cerca de 3/4) dos candidatos ao Intermediário que postulam interesse em participar do Avançado. Neste caso suas inscrições aparecem também junto à do programa mais intenso, e suas notas são comparadas a estes candidatos. Calcula-se que cerca de 30% dos candidatos inicialmente inscritos no Intermediário poderão ser admitidos no Programa Avançado, liberando assim mais vagas para serem ocupadas por candidatos em lista de espera.

“A competição já demonstra estar acirrada em muitos cursos. Cerca de metade deles já tem número de inscrições superior ao número de vagas, e valerá aí a qualidade das inscrições enviadas, especialmente a gravação”, orienta Alex Klein.

Nelson Borchard, da secretaria do FEMUSC, destaca que a participação de catarinenses ainda não é expressiva. Lembra que estudantes de regiões como Jaraguá do Sul e municípios do Norte e Nordeste de Santa Catarina devem confirmar suas inscrições para que o Estado esteja bem representado no mais importante Festival-Escola da América Latina, de 19 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014. Em 2014, serão oferecidas 800 vagas.

Para se inscrever, o aluno precisará postar o link de uma gravação de, no mínimo, três minutos, com repertório de livre escolha, já postado na internet (YouTube, Yahoo Video etc.). Não há cobrança de qualquer valor para o envio da inscrição. Somente após a confirmação dos aprovados e com a formalização da matrícula é que haverá a cobrança da taxa de R$ 440 para custeio das aulas, alimentação e hospedagem durante os dias do evento.

Contato: (47) 3373-8652 / festival@femusc.com.br


Com a publicação dos vídeos os alunos mostram para os professores se estão à altura do tempo precioso de estudos proporcionado pelo evento ou não. Já experimentaram digitar “Femusc audition” ou “audição Femusc” no YouTube?

A galera sua… Olhai o vídeo do jovem Nathan publicado para concorrer a vaga este ano:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/6luZ1Fr70pg” width=”640″ autohide=”1″]