Por: Gabrielle Figueiredo | 10/08/2015

A partir desta segunda-feira, dia 10, ao meio-dia, estarão abertas as inscrições para o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). As inscrições estarão disponíveis pelo site www.femusc.com.br até o dia 10 de setembro, seguindo o mesmo processo dos anos anteriores.

Uma novidade para a próxima edição, que ocorrerá de 18 a 30 de janeiro em Jaraguá do Sul, é que este ano as inscrições para o Femusc Jovem também ocorrerão junto a dos outros programas. O Femusc Jovem (destinado a jovens músicos de 12 a 17 anos) é uma continuação do Femusckinho (6 a 12 anos), e seu objetivo é fortalecer o desempenho de jovens músicos de instrumentos orquestrais na região de Jaraguá do Sul.

Foto: Cesar Castro

Foto: Cesar Castro

Conforme o diretor artístico Alex Klein, o Femusc 2016 oferecerá menos vagas – serão 80 para o Femusckinho (cujas inscrições abrirão em novembro), 80 para o Femusc Jovem, 40 para Canto Lírico, 20 para quartetos de cordas (5 grupos no total), 40 para o Promusc, e 300 divididas entre os programa Avançado e Intermediário.

No total serão 560 vagas, comparado a 2015 quando foram oferecidas 760. “A medida se deve à necessidade de ajustar os custos à situação econômica brasileira”, observa Alex Klein.

O que não muda, ao contrário, será incrementada, é a programação do maior festival-escola de música erudita do Brasil. “Estamos planejando um número ainda superior de apresentações para o público, incluindo a criação de uma série de concertos diários exclusiva para o canto lírico”.

Foto: Cesar Castro

Foto: Cesar Castro

Por falar em canto lírico, Klein anuncia uma novidade no Femusc 2016 que há muito tempo vinha movimentando a organização do evento, a apresentação da obra “O Morcego” (Die Fledermaus), de Johann Strauss, cantada em alemão, com legendas e diálogos em português, no dia 29 de janeiro.