Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Como já tínhamos divulgado por aqui, Jaraguá do Sul recebe nos dias 13, 14 e 15 de novembro uma edição do maior evento de empreendedorismo prático do mundo. E pra quem ficou interessado em participar, já pode se programar, pois os ingressos para o evento já estão à venda.

Disponíveis online, os ingressos para os três dias de evento custam R$100 no primeiro lote, e estão divididos em Desenvolvedor, Designer e Negócios. Você pode adquiri-los neste link. Com este valor, está incluso toda a alimentação, suporte de mentores e facilitadores e também os materiais que serão usados. Cada pessoa deve levar seu notebook.

O evento
O Startup Weekend Jaraguá do Sul é um evento que dura 54 horas ao longo de um fim de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes.

A team works on their project in a conference room during a Startup Weekend event at the Cedar Rapids Metro Economic Alliance in Cedar Rapids on Saturday, March 1, 2014. (Stephen Mally/The Gazette-KCRG TV9)

Foto: Divulgação

Como funciona
Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As mais bem votadas são escolhidas.

Durante o sábado e o domingo, os times se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes.

Durante a maior parte do tempo haverá mentores convidados à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts. Os melhores são premiados.

Conforme Benyamin Parham Fard, um dos organizadores da edição aqui na cidade, quanto mais ideias de projetos forem trazidas para o evento, melhor. Ele também explica que os times poderão ser formados entre grupos pré-determinados, por exemplo.

startup weekend

Foto: Divulgação

E Benyamin dá 5 dicas para um projeto campeão, conforme o Stanford Research Institute

1 – Foque nas coisas importantes, que resolvam problemas ou satisfaçam necessidades.
2 – Crie valor para o cliente, o que exige ouvi-lo para saber como fazer isso.
3 – Tenha sempre um “campeão” apaixonado pelo projeto para liderá-lo ou incentivá-lo.
4 – Tenha uma equipe de multidisciplinar dedicada à inovação.
5 – Fomente o alinhamento entre essa equipe, os clientes e os parceiros.

O evento vai acontecer no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e todas as informações e a programação para o fim de semana você pode encontrar aqui e aqui. Acompanhe também a página no Facebook.

Quando o evento aconteceu em Bauru, a galera publicou um vídeo explicando sobre como funciona o Startup Weekend. Confira:

Que tal juntar seus amigos e colocar em prática aquela ideia que vocês têm há tempo? 😉