Por: | 7 anos atrás

 

gestao de tiO desenvolvimento técnico isolado na área de tecnologia de informação (TI) já não é mais o grande diferencial para desenvolver uma carreira de TI, ou seja, um profissional que foca sua carreira profissional somente na área técnica (ex: programação, configuração e afins) pode ter dificuldades para crescer na área de TI.

Hoje em dia é comum ter um diretor de empresa interessado em ferramentas de TI que irão gerar uma vantagem competitiva estratégica para sua empresa.

Se há um mercado promissor, esta é a área de TI. De acordo com a Albes (Associação brasileira das empresas de software) até 2013 deverão faltar no país até 200mil profissionais na área, hoje em dia o déficit é de mais de 50 mil profissionais.

Onde poderá atuar

Carreira de TI está se dissociando da informática coorporativa e tradicional, uma grande parte de profissionais optarão pelo empreendedorismo, o que irá gerar uma infinidade de pequenos prestadores de serviço, que trabalharão em empresas maiores ou até oferecendo seus serviços no mercado virtual. A utilização de melhores práticas também está em evidência, assim como algumas especializações já estão ganhando destaque: governança de TI e o conhecimento nos processos de negócio relacionados a área de TI.

O profissional do futuro de TI é capaz que equilibrar tecnologia, negócios, mercado e desenvolvimento pessoal.

A TI engloba uma família de profissões heterogêneas, o desenvolvimento técnico isolado na área de tecnologia de informação já não é mais o grande diferencial para desenvolver uma carreira de TI. Hoje em dia não é incomum ter um diretor de empresa interessado em ferramentas de TI que irão gerar uma vantagem competitiva estratégica para sua empresa.

Que tipo de atividades irá desempenhar

Em geral as atividades estão relacionadas com o suporte e melhoria dos processos empresariais: 

– Definir e implementar gerenciamento de projetos para melhorias no gerenciamento de custos e na área de TI,

– Supervisão de equipe de trabalho, 

– Controle de equipamentos de informática, 

– Gerenciar infra-estrutura e aplicações, 

– Manter atualizada a infraestrutura para atender às necessidades estratégicas da empresa, 

– Realizar atividades de gerenciamento para garantir o funcionamento de sistemas de informática da empresa,

– Suporte aos usuários da empresa.

O que as empresas esperam de você

O futuro chegou, há 5 anos atrás era comum dizer que um profissional de TI em constante ascenção seria o especialista na área técnica. Hoje em dia, com a entrada de novas dimensões na área como a ITIL, CobiT, Pmbok e a necessidade das empresas buscarem vantagens competitivas, a área de TI é estratégica para empresa e não é mais vista como um “mal necessário”. O profissional de TI evoluiu de programador para analista, logo depois se tornando administrador de rede, gerente de TI e o executivo da informática que traz a vantagem competitiva alinhada aos negócios.

Como deve se preparar

Hoje em dia o profissional de TI que busca diferenciação está preocupado com a gestão de TI e busca por certificações profissionais (ex: PMP, Microsoft, Cisco, Furukawa, etc..) para um equilíbrio entre gestão e área técnica.

As empresas estão preocupadas com seu crescimento no mercado, conseguem diferenciar o gerenciamento de TI da Governança de TI e assim levar a área de TI para a área estratégica da empresa. Hoje em dia não é difícil encontrar empresas que pagam salários de 5 mil a 10mil para um profissional de TI alinhar a tecnologia da informação com o negócio da empresa e assim obter um diferencial diante da concorrência.

Conhecimentos enfatizados

No curso de gestão de TI, as disciplinas relacionadas ao projeto preparam o profissional para a área de gerenciamento de projetos, ou seja, as melhores práticas de gestão de projetos aplicadas à área de TI. No eixo de infraestrutura, uma área “técnica” o prepara para as tecnologias e ferramentas relacionadas à área. No eixo de “Governança” o profissional entende como a área técnica e gestão pode contribuir para o crescimento da empresa.

Inscrições para o vestibular.

Curso: Superior Gestão da Tecnologia da Informação

Inscrições até 27 de junho – www.sc.senac.br

Faculdade SENAC Jaraguá do Sul – 3275-8400