Por: | 8 anos atrás

Conquistar uma vaga em uma instituição de ensino superior é sem dúvida uma grande batalha e um desafio para todos nós, pois em nosso país apenas 10% dos jovens entre 18 e 30 anos têm acesso ao ensino superior. Passar no vestibular ou até mesmo em processos seletivos e concluir um curso superior não é a realidade de muitas pessoas, infelizmente. Aplicar em nossos dias a vida acadêmica é muito importante, uma vez que a faculdade é apenas 50% de todo o conhecimento, os outros 50% busca-se na raça, ou seja, no nosso dia a dia, fora da faculdade, seja no estágio ou no emprego.

Na universidade adquirimos conhecimento, os quais na maioria das vezes, nos levam a busca de um país mais justo e correto. É por isso mesmo que afirmamos que o comodismo não pode ser uma opção. Depois do vestibular, ou processo seletivo que seja, muitas lutas nos aguardam. Além da batalha por um país democrático, sem corrupção, com igualdade entre as classes, tem-se ainda a luta por um corpo discente respeitado e com seus direitos resguardados dentro de uma instituição. Para enfrentar esses desafios são essenciais a nossa união e organização.

O Diretório Central dos Estudantes “DCE” representa a força de centenas de acadêmicos dentro de uma instituição, e por que não de nossa região? O movimento estudantil tem uma grande força, força essa já demonstrada na luta pelo fim da ditadura, pelo impeachment do Collor, pelo fim do sucateamento das Universidades públicas, nas ocupações de reitoria por todo o Brasil. Outras lutas que ilustram a vitalidade do Movimento Estudantil, na maioria das vezes, não são contadas nos livros de história, mas tem grande significado na construção de uma Universidade melhor e mais justa e democrática: são as lutas desenvolvidas por cada estudante e Centro Acadêmico no seu cotidiano. Com a revitalização dos CA’s, “CENTROS ACADÊMICOS” buscamos realizar uma boa administração, buscando ressuscitar o movimento estudantil na UNERJ, bem como em nossa região, algo o qual não é explorado nos dias de hoje.

É para que você faça parte dessa história conosco, que o Diretório Central dos Estudantes “DCE” UNERJ/PUC-PR convida você a construir o Centro Acadêmico de seu curso. Organizando seu CA, além de ampliar os direitos e conquistas dos estudantes do seu curso, você estará ajudando a construir um Movimento Estudantil ainda mais forte. Construa agora seu CA! Caso tenha dúvidas, procure-nos na sede do DCE. Agora é com você. Reúna a galera e ajude-nos a escrever uma nova página na história do movimento estudantil na UNERJ e em nossa região!

Luís Fernando Almeida
Presidente ”DCE” UNERJ/PUC-PR