Por: Ricardo Daniel Treis | 5 anos atrás

O terceiro pico do Morro da Boa Vista começou a arder nesta tarde de domingo, e certamente o povo de Jaraguá acompanhará a cena de destruição avançar noite adentro.  A câmera que o Jaraguá Clube de Voo Livre tem no Morro das Antenas está com ângulo privilegiado para observação, cliquem no link ou na imagem abaixo para acesso.

O Pico Jaraguá possui o cume mais alto dos três, tendo 926 metros de altura.

Do portal da Secretaria de Turismo: “O Pico Jaraguá, parte mais alta do Morro Boa Vista recebeu esse nome dos primeiros bandeirantes paulistas no sul do Brasil, pela semelhança com outra montanha de mesmo nome na capital paulista. De difícil acesso, é alcançado a partir do bairro Águas Claras. Apenas um pequeno trajeto pode ser feito de carro, e o resto da subida é feito por uma trilha. O Pico Jaraguá é ideal para a prática de trekking, rapel e escalada em paredão de pedra e por se tratar de mata fechada, recomenda-se a subida com um guia ou pessoa que conheça as trilhas.”

Resta torcer para que o incêndio perca intensidade e disperse-se naturalmente.

Foto tirada pelo plantão d‘O Correio do Povo mostra outro ângulo, retratando uma cena de destruição ainda maior:


UPDATE via Plantão O Correio do Povo: “Neste momento, Bombeiros e Defesa Civil se reúnem na sede da corporação para traçar estratégias de combate ao incêndio. Em debate, a possibilidade de que os caminhões da guarnição subam o Pico durante a madrugada, próximo ao amanhecer.” O incêndio começou aproximadamente pelas 17h30.

Nova foto, por Eduardo Montecino:

Foto noturna por Eric de Lima, às 19h30:

Nova foto por Eric de Lima às 22h10. O ângulo é do bairro Vila Lalau:

Aqui pela face do Centro vêem-se apenas pequenos focos, muito menos intenso que algumas horas atrás.
…..

UPDATE via OCP Online às 10h30:

Cerca de 30 pessoas, entre bombeiros, defesa civil e participantes do Jeep Club, estão no Pico Jaraguá para controlar o fogo que ainda existe na mata. De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Jean Carlos Walz, uma equipe subiu no morro por volta das 8h30 desta segunda-feira (16) e percebeu que ainda existem pequenos focos de incêndio abaixo da mata fechada.