Por: Max Pires | 7 anos atrás

Feira de Negócios do Vale do Itapocu, que abre nesta quarta-feira (14), às 18 horas, terá uma atração a mais ao lado dos estandes que apresentarão produtos e serviços da indústria, comércio e de outros segmentos, e da Mostra Morada Office Show.

Até o domingo (18), os visitantes que acompanharem a EXPO na Arena Jaraguá poderão conhecer o Impostômetro, um mecanismo que permite o acompanhamento em tempo real do volume de impostos pagos pelo contribuinte brasileiro.

A iniciativa é do  Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIJS e APEVI, que participa do evento como forma de incentivar a comunidade à participar das atividades do Feirão do Imposto 2010, programado em todo o País para o dia 25 de setembro.

O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores Guilherme Vogel e o responsável pelo Feirão do Imposto, Tiago Coelho, mostraram na plenária semanal da ACIJS e APEVI, na segunda-feira, detalhes do projeto que surgiu em 2003 por iniciativa do Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Joinville com o objetivo de conscientizar a sociedade em relação ao impacto da carga tributária na economia brasileira e os seus reflexos no custo de imposto embutido nos produtos e serviços – o total de impostos em tempo real pode ser conferido em http://www.impostometro.com.br.

Conforme os organizadores do Feirão em Jaraguá do Sul, durante a atividade será comercializado um veículo Fiat modelo Uno com a isenção de 43% da carga tributária incidente sobre o preço final do produto, colocado à disposição do Núcleo pela concessionária Javel. A Rede Mime também oferecerá gasolina sem imposto no dia 25 de setembro em 11 cidades onde estão instaladas as regionais do Cejesc – Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina. Em 2009, a ideia foi implantada em Jaraguá do Sul, com a venda de 5 mil litros de gasolina, com desconto de R$ 1,00 no litro do combustível.

Com a iniciativa, aponta Tiago Coelho, os jovens empreendedores querem mostrar para a população o quanto paga de impostos embutidos em todos os produtos e serviços. A carga tributária brasileira alcança quase 40% do Produto Interno Bruto.

A EXPO 2010 reúne 78 empresas de vários segmentos, que ocupam mais de 3 mil metros quadrados na Arena Jaraguá.

A entrada é gratuita de quarta a sexta das 18 as 22 horas, no sábado das 10 as 22 horas e no domingo das 10 as 20 horas.