Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

O Hospital e Maternidade Jaraguá acaba de firmar uma parceira com o primeiro banco de sangue de cordão umbilical do Sul do país, o Hemocord, com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A empresa é responsável por coletar sangue e tecido do cordão umbilical da criança na hora do nascimento para armazenamento das células-tronco ali existentes.

As células ficam armazenadas em um banco congelado por nitrogênio por tempo indeterminado e podem ser utilizadas nos procedimentos de transplantes ou terapia celular para o tratamento de diversas doenças. Portanto, a partir de agora, os pais que desejarem coletar e armazenar a amostra podem entrar em contato com o Hemocord, que realiza plantão 24 horas pelo telefone 0800 600 3450, e contratar o serviço.

Segundo a gerente assistencial do hospital, Caren Rumpf Gregório, a unidade contará com dois enfermeiros aptos a realizar a coleta e envio do material para a empresa em Porto Alegre. As células-tronco do sangue de cordão umbilical são usadas, por exemplo, para o tratamento de linfomas, leucemias, anemias, tumores sólidos e mais de 80 outros tipos de doenças. A retirada do material, no entanto, só é recomendada no ato de nascimento do bebê.

O Hemocord está há dez anos no mercado. A empresa coleta material em todo o território nacional e é certificada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Para saber mais, basta acessar aqui.