Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

O Hospital de Massaranduba, que leva o nome de João Schreiber, foi inaugurado na manhã deste domingo (30), após dez anos de obras e readequações – iniciada em 2004 e em reformas desde 2009. A ansiedade da comunidade era grande, e se mostrou com o grande número de pessoas que foi prestigiar e conhecer a nova estrutura. O prefeito Mário Fernando Reinke apenas aguarda a avaliação da Vigilância Sanitária do Estado, que deve comparecer durante a semana, para colocar o local em funcionamento. “Se o órgão vier o quanto antes, acredito que conseguimos abrir os atendimentos ainda em janeiro de 2015″, diz Reinke otimista.

Ele ainda acrescenta que o Hospital foi reestruturado seguindo as especificações da Vigilância Sanitária, e a expectativa é de aprovação. Depois desta etapa, a próxima é o cadastro junto à Secretaria de Saúde estadual, oficializando que a unidade está apta a começar a funcionar, receber verba do Estado e poder atender pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o prefeito, enquanto o processo de credenciamento acontecer em Brasília, que deve demorar de quatro a cinco meses, o município terá que arcar com todas as despesas. “Mas será apenas nos primeiros meses, até tudo se encaminhar”, diz.

Moradoras de Massaranduba a cabeleireira Vanilde Zastrow, de 52 anos, e a filha Viviane Santana, 33, ficaram felizes ao ver a nova estrutura. “Com certeza é uma grande obra, e trará mais segurança e conforto para os moradores, sem precisar ter que ir aos municípios vizinhos. É um avanço para a nossa saúde”, diz Vanilde. “Ter uma estrutura dessa, com equipamentos de ponta, definitivamente é muito importante para a cidade e para as famílias”, confirma Viviane.

Os investimentos na construção e reforma foram de aproximadamente R$ 6 milhões, incluindo a compra de equipamentos. Desde valor, R$ 800 mil vieram do Fundam (Fundo Estadual de Apoio aos Municípios).