Por: Sistema Por Acaso | 5 anos atrás

foto

A prefeitura de Jaraguá do Sul está em negociação com a América Latina Logística (ALL) para viabilizar mudanças relacionadas ao horário de passagem do trem e na infraestrutura da linha férrea que corta cidade. A proposta é estabelecer um acordo com a concessionária para que o trem não passe nos períodos de pico, como início da manhã e fim de tarde, a abertura de seis novas passagens – e reabertura de outras duas que estão fechadas – e maior atenção à manutenção, limpeza e conservação das faixas paralelas aos trilhos.

Essas demandas foram apresentadas em reunião realizada na terça-feira, dia 25, entre representantes da Prefeitura e a da ALL, na sede da empresa, em Curitiba. Segundo o engenheiro do Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento, Aurélio Junkes, todas as propostas serão analisadas pela empresa, mas a Prefeitura e o Instituto aguardam as informações para iniciar o planejamento do projeto para a abertura das passagens. “Após o estudo dessas informações, pegaremos os modelos que já temos e faremos adequações para concluir o projeto.”

Ele explica que conseguir a autorização para abrir passagens é bastante difícil. “Não sabemos se conseguiremos, mas nosso intuito é saber os parâmetros necessários para ampliar a possibilidade da aprovação”, aponta Junkes.

A respeito dos horários de pico, a empresa se mostrou bastante propensa a aceitar a mudança. “Ainda será analisado, mas não nos mostraram nenhum empecilho inicial. Não é algo que vai acontecer logo, mas existe a possibilidade.”

Para o Prefeito Dieter Janssen, essas mudanças são de grande importância, pois Jaraguá do Sul está crescendo e já é uma reivindicação antiga. “O principal transtorno é na questão do trânsito, mas algumas aberturas de passagem são necessárias, como na Erwino Menegotti com a Afonso Nicoluzzi, onde queremos fazer um binário”, explica.

Novas passagens para o projeto
• Próximo ao trevo do acesso à Schroeder;
• No pátio da manobras situado no centro da cidade;
• Rua Erwino Menegotti, bairro Chico de Paulo ;
• Entre as ruas Afonso Nicoluzzi e Waldemar Rau;
• Entre as Ruas Cesare Valentini e Waldemar Rau;
• Entre as Ruas Julio Tissi e Albino Zanghelini, bairro Nereu Ramos;
• Ruas Carlos Blank e Friedrich Wilhelm Sonnenhohl, bairro Vila Lalau;

Fonte: OCP Online.