Por: Ricardo Daniel Treis | 6 anos atrás

Para quem não absorveu a publicação dos dados, deixa eu esclarecer: desta semana até o fim do ano foi liberado para que as lojas não fechem mais ao meio-dia, fiquem abertas até as 17h nos sábados e ainda abram das 16h às 20h nos domingos.

Na próxima semana podem ficar abertas até as 20h nos dias úteis, e na semana final, até 21h. Quer mais? Expediente no dia 24 é até as 13h. Não é preciso se colocar no lugar para perceber a cadência de estresse e desgaste que o pessoal do varejo está entregue. Não há melhor expressão, os caras vão terminar o ano num bagaço.

Tenho uma dezena e meia de amigos procurando emprego, e uma outra de amigos procurando empregados. Porém, quando pinta a oferta, a resposta é a mesma: “No comércio, nem a pau”. E não é à toa…

Agora, quem criou essa demanda? Você compra no domingo porque a loja está aberta ou a loja está aberta porque você compra no domingo? Amigos, opino que o varejo precisa de humanização, e sem dúvidas altero alguns hábitos meus por isso – como ir ao supermercado comprar pão às 18h dum feriado, por exemplo. Porém o mundo não gira ao meu redor, e cada um tem suas necessidades. Levantei a questão na coluna de hoje no OCP, querendo muito saber a opinião da geral… Que tal participar da enquete abaixo e vermos aonde isso dá?

ATENÇÃO: você pode assinalar múltiplas respostas! Marque conforme você identifica suas necessidades. Por ex.: se você concorda com o horário atual, assinale todas as quatro primeiras alternativas.


E não deixem de colocar também suas considerações na caixa de comentários… Esse é o momento ideal para debater o assunto.