Por: Ricardo Daniel Treis | 9 anos atrás

Em “Descobertas das Américas”, só há um homem no palco. Mas não é qualquer homem. A montagem rendeu a Julio Adrião o prêmio Shell 2005 de melhor ator e a peça foi eleita uma das dez melhores daquele ano pelo jornal “O Globo”. E é esse monólogo cheio de selos de qualidade que dará a largada no Festival de Teatro Vivo, em Jaraguá do Sul.

O público poderá conferir hoje, às 20 horas, noite de abertura, a história de um Zé ninguém chamado Johan, rústico, malandro e fanfarrão. Ele se vira contando vantagens, fazendo milagres e conta também com uma boa dose de sorte. Foge da fogueira da Inquisição, embarca em Sevilha numa das Caravelas de Cristovão Colombo. No Novo Mundo, o herói sobrevive a um naufrágio, testemunha a matança, aprende a língua dos nativos, é preso, escravizado e quase engolido pelos índios antropófagos.

As atrações continuam até terça-feira. Sete grupos teatrais de Jaraguá participam desta primeira edição. Organizado pelo Grupo Artístico Teatral Scaravelho (Gats), com patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), o Festival pretende reunir os grupos em apresentações gratuitas por diversos lugares. Museu, teatros e escolas são alguns dos lugares por onde as peças devem passar (veja programação).

Os atores participantes do festival poderão participar de oficinas durante os dias do evento e dois especialistas irão analisar as peças e dar retorno aos atores. “Convidamos Valéria de Oliveira, de Itajaí, e Jackson Zambelli, de Porto Alegre, que farão uma análise do espetáculo e conversas com os atores e uma maneira de enriquecer o trabalho”, explica Sandra. As oficinas e os debates são exclusivos para os atores participantes e ocorrem durante o dia no Sesc.

AGENDE-SE
HOJE, ÀS 20 HORAS
Abertura oficial com “A Descoberta das Américas”, do grupo Leões de Circo, Rio de Janeiro, no Teatro da Scar. Censura: 14 anos.

Entrada gratuita. A retirada de ingressos antecipados ocorre no Ponto de Cultura Gats – avenida Marechal Deodoro, 1082, sala 4, Centro, Jaraguá do Sul.

Teatro Vivo: clique aqui e confira a programação completa do evento.


Matéria via AN