Por: Gabriela Bubniak | 1 ano atrás

A Heineken anunciou nesta segunda-feira (13) a assinatura de um acordo com a Kirin Holdings Company para adquirir a operação brasileira da companhia por 664 milhões de euros (US$ 704 milhões). Com a aquisição, a Heineken pula para o segundo lugar entre as maiores cervejarias do país – com uma participação de quase 19%. 

A Kirin teve uma participação de 9% no mercado nacional e seu portfólio inclui marcas como a Schin e a Devassa, além das chamadas marcas especiais Baden Baden e Eisenbahn. Já a Heineken é dona de marcas como Amstel, Kaiser e Bavaria. 

O acordo marca a saída da Kirin do Brasil. O grupo japonês pagou cerca de 3,9 bilhões de dólares em 2011 por 12 cervejarias, mas o negócio depois perdeu fatia de mercado e teve custos elevados pela fraqueza da moeda local.

Mercado brasileiro é desafiador
A Heineken vai adquirir a Brasil Kirin da japonesa Kirin, que fabrica a cerveja da marca e uma série de produtos farmacêuticos e químicos. A expectativa é que o acordo seja concluído ainda no primeiro semestre deste ano. O montante a ser desembolsado estima o valor da empresa em 1,025 bilhão de euros.

Segundo comunicado, a Heineken admite que o ambiente macroeconômico brasileiro tem sido “desafiador nos últimos anos”, mas aponta o potencial de longo prazo do mercado de cerveja que torna a operação altamente atrativa. Esse potencial vem apoiado pela perspectiva de crescimento do PIB e pelo aumento da população.

O Brasil é hoje o terceiro maior mercado global para cerveja, com consumo de 139 milhões de hectolitros em 2015.

Já a Brasil Kirin é uma das maiores fabricantes de cerveja no Brasil, operando 12 fábricas com rede de vendas e distribuição própria. Tem uma presença particularmente forte no Norte e Nordeste onde a Heineken possui atualmente uma participação menor. Em refrigerantes, a Kirin registrou participação de mercado de 2% em 2015. Entre as marcas de refrigerantes da companhia estão a Itubaína. 

Marcas da Brasil Kirin Marcas da Heineken
Água Skin Heineken
Baden Baden Amstel
Schin Sol premium
Itubaína Desperados
Devassa Kaiser Radler
Viva Schin Kaiser
Eisenbahn Bavaria
Skinka Bavaria Premium
Glacial Bavaria 0%
Cintra Xingu
K Energy Drink Dos Equis
No Grauº Birra Moretti
Schin Tônica Edelweiss
Kirin Ichiban Murphys Irish Stout

Fonte: Reuters/Época Negócios

Foto de capa: divulgação/Heineken