Por: Ricardo Daniel Treis | 6 anos atrás

Certo, porém convenhamos, Havaianas é o ícone de um lifestyle. Ou melhor: do nosso lifestyle. Copio-colo mais um post maneiro da série Brasil Popular Design, autoria do designer joinvilense Felipe Alandt:

Um legítimo brasileiro tem que ter um par de Havaianas em casa ou em seus pés. As legítimas, calçado brasileiro com design inspirado em 1958 nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada que são usadas com os kimonos.

Nestes últimos 40 anos, o calçado mais utilizado pelos brasileiros – com 80% da participação do mercado – é tão tradicional no Brasil que já fez parte da cesta básica do brasileiro. Sua produção atual é de 480 mil pares por dia, chegando a aproximadamente 250 mil pontos de venda em todo o Brasil e aos consumidores de 80 países. Hoje, a empresa investe de 2% a 3% do faturamento em inovação (2010: R$1,6 bilhão).

Com design simples, o Departamento Nacional da Propriedade Industrial definiu, no dia 13 de Agosto de 1964, a patente de modelo industrial das Sandálias Havaianas como “novo modelo de palmilha com forquilha”. Case de sucesso em marketing desde 1994, hoje exportado para o mundo inteiro como símbolo do Brasil por ser um produto flexível, prático, confortável e perfeito para uso em clima tropical.

Quem no mundo não quer viver, ou se sentir vivendo, em um país tropical como esta fauna e flora ímpar, com mulheres bonitas, homens apaixonados por futebol, diversas culturas diferentes e todas as outras belezas que só nós, brasileiros, vivenciamos?

É este gostinho brasileiro que a Havainas, com seu design simples, proporciona para o pessoal lá de fora.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Havaianas
http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-rodrigues-sandalias.pdf
http://meusite.mackenzie.com.br/leitepr/Havaianas.doc


POST SCRIPTS

1 – Não sei se lembram ou ainda se viram a história por trás do copo americano, recomendo pacas a leitura;

2 – E destes banais e notórios ícones de nossa rotina Felipe inspirou-se para desenhar uma série genial de pôsters temperados a ufanismo. Queria apresentar algumas peças aqui, mas parece que os desenhos ainda estão por sofrer upload na galeria online dele. Pra dar um gostinho, vai abaixo um instagramado:

Coisa fina.

UPDATE – Felipe tá com loja online, olha o link: felipe.alandt.com