Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

Artigo com trechos da matéria publicada pelo Guia da Nutrição:

cha01

Apesar de classificarmos várias infusões como chá, oficialmente, o nome de chá é dado somente a bebida que é feita através da infusão realizada a partir das folhas da planta camellia sinensis (chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho). A diferença entre estes quatro tipo de chás é o grau de fermentação que o chá sofre no final do processo de preparo. O chá preto é fermentado e o chá verde não é fermentado. Os chás vermelho e branco são semi-fermentados.

Outras bebidas ganharam o status de chá, apesar de serem feitas a partir de infusões de folhas de plantas, frutos ou árvores, como o chá de cidreira ou de limão, por exemplo.

Conheça os chás e infusões mais populares, e seus benefícios:

  • Chá preto – ajuda a diminuir a pressão arterial e a prevenir o diabetes. Tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento precoce.
  • Chá verde – ação antioxidante (retarda o envelhecimento precoce), aumenta as defesas da pele contra os raios UVB, acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gorduras e previne inflamações. Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL), protege o cérebro de Alzheimer, a saúde do coração e o corpo do câncer. Não deve ser tomado logo após as refeições. É preciso esperar pelo menos uma hora para ingerir o chá verde.
  • Chá branco – acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal. Atua na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim que bloqueia as artérias) e como diurético. Ajuda a controlar a pressão arterial. Seu consumo deve ser evitado depois das 18h para que ele não atrapalhe o sono, já que o chá é rico em cafeína.
  • Chá vermelho – desintoxica o organismo e ajuda a queimar gorduras, acelerando o metabolismo do fígado. Ajuda a emagrecer, diminui o apetite. Reduz o colesterol ruim e aumenta colesterol bom.
  • Chá de camomila – efeito calmante, diminui a ansiedade. Alivia dores de cabeça e combate a insônia. Ajuda a amenizar cólicas, sendo um dos aliados naturais contra a TPM e combate os gases intestinais. Digestiva. Também ajuda a combater a olheira (compressas de chá frio de camomila por dez minutos).
  • Chá de carqueja – ajuda a controlar a diabetes, desintoxica o fígado, auxilia no tratamento da anemia. Combate a febre, auxilia no combate às inflamações. Auxilia no tratamento de doenças digestivas, elimina vermes intestinais. Não deve ser ingerida por mulheres grávidas, pois possui efeito abortivo.
  • Chá de erva cidreira – efeito calmante, combate o estresse, a ansiedade e o nervosismo e melhora a qualidade do sono. Aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. Alívio das cólicas menstruais e intestinais. É ótimo para ser tomado depois das refeições para que tem problemas de digestão.
  • Chá de erva-doce – induz ao relaxamento, regula a pressão arterial, reduz o risco de câncer de mama e de ovário. Ajuda no combate a cólicas e gases, melhora a digestão. Sua semente e folha pode ser usada em biscoitos, pães, bolos, etc..


463360873-inside

  • Chá de boldo – alivia cólicas menstruais, auxilia na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo, alivia os sintomas da intolerância alimentar, melhora o funcionamento do fígado. Atua como antioxidante, antifúngico e antibacterícida. Melhora os efeitos da bebida alcoólica. Estimula a vesícula biliar e melhora o funcionamento do intestino, por isso paciente com vesícula biliar obstruída ou doenças do fígado devem consumir o boldo sob orientação e supervisão médica. O chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos.
  • Chá de quebra-pedra – diurético, traz benefícios para os rins, ajuda a combater a diabetes. Há controvérsia sobre o poder do chá em ajudar a eliminar ou desmanchar cálculos renais. Ação anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica.
  • Chá de dente-de-leão – diurético, promove a perda de peso. Desintoxica o fígado, estimulando o seu funcionamento. Ajuda no tratamento de pessoas anêmicas, atua na redução da pressão arterial. Ajuda a eliminar as toxinas do sangue e desobstruir os canais biliares. Depurativo para todo o organismo, trata arteriosclerose, artrose, celulite, cistite, cirrose, constipações, colesterol, distúrbios menstruais, diabetes, gastrite,  prisão de ventre (laxante leve), varizes e vesícula.
  • Chá de gengibre – efeito antisséptico e anti-inflamatório. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer, embeleza a pele e o cabelo e ajuda a combater a celulite. Acalma o sistema digestivo. Atua no sistema digestivo contra cólicas e gases. Combate enjoos e náuseas.
  • Chá de hortelã – melhora a digestão, combatendo azias. Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias. Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais. Combate o estresse e a ansiedade. Auxilia no tratamento de tosses e resfriados, incluindo dores de garganta.
  • Chá de canela – aliada no controle de diabetes. Ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação. Atua no tratamento de gripes e resfriados. Ajuda a regular o colesterol.
  • Chá erva-mate – aAção termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. Contém cafeína, por isso é estimulante. Digestivo. Combate o colesterol ruim.
  • Chá de alecrim – ótimo digestivo. Aumenta a sensação de saciedade. Diminui os sintomas da TPM. Previne problemas de coração. Auxilia no tratamento da anemia. Possui ação expectorante. Alivia os sintomas da gripe, bronquite e dores de garganta.
  • Chá de maracujá – ação calmante. Ajuda a combater ansiedade, insônia, estresse, irritação e agitação.
  • Chá de maçã – Antidiarreico e diurético, com efeito laxante. Ação calmante, ajuda na digestão. Propriedades sedativas. Possui ações antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória.
  • Chá de alfazema – ajuda a aliviar cólicas. Ação calmante e bactericida. Ajuda a amenizar dores de cabeça. Alivia náuseas, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (regula a menstruação). Alivia os sintomas de problemas respiratórios como asma e bronquite.
  • Chá de hibisco – antioxidante, anti-inflamatório, diurético (combate a retenção de líquido) e digestivo. Ajuda a controlar o colesterol. Fortalece os ossos, protege o organismo das doenças cardiovasculares, reduz as taxas de glicose no sangue. Termogênico, acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura.

Extra: combinações de ervas que ajudam a emagrecer

  • Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura e auxilia na limpeza das toxinas.
  • Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino.
  • Dente-de-leão + centelha + alfafa: efeito diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a eliminar as toxinas.
  • Carqueja + centelha + cavalinha: efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente.
  • Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura.