Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

O prefeito, Lauro Fröhlich (PSD) acompanhado dos secretários Denilson Weiss, José Olívio Papp, Moacir José Mafra, Claudia Chiodini, Luciana Tonet e Emerson Flores apresentou a programação que pretende movimentar Guaramirim nos próximos dias. A campanha em comemoração ao aniversário de 66 anos da cidade tem como tema “Uma grande cidade se faz com grandes cidadãos”.

66 anos

Inaugurações, eventos culturais, shows, desfile, Festival Regional da Canção, Tarde da Terceira Idade, passeio ciclístico, Festa Nacional da Tilápia e os eventos comemorativos a Stammtisch Solidária fazem parte da programação.

Algumas comemorações já iniciaram. No último dia 6, foi realizada a reinauguração do Centro de Educação Infantil Roseli Ulmann, no bairro Caixa D’ Água. Foram construídas duas novas salas de aula e uma reforma geral, são 50 novas vagas com investimento de aproximadamente R$250 mil em recursos próprios. E no último final de semana sábado, dia 15, na Sociedade Brüderthal, aconteceu a tradicional Festa da Porchetta.

Próximos eventos

Na quinta-feira, 20, a Fundação Cultural de Guaramirim, por meio da Biblioteca Municipal Professora Maria Iva Cabral da Luz, realiza, às 19h, a I Ciranda Literária. O evento visa difundir a prática da leitura e valorizar os autores Guaramirenses e da região. Nesta primeira edição o autor será Ayrton Brandão (escritor guaramirense) que apresentará o seu recém lançado livro “A Sombra do Cinamomo”.

No sábado, 22, das 9h às 14h, acontece a Feira do Emprego e Cidadania, que conta com o apoio da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), e será realizada na Escola Almirante Tamandaré.

O evento é totalmente gratuito e contará com empresas de RH, que receberão currículos, ofertas de emprego, estágios, programa Menor Aprendiz, inscrições para cursos profissionalizantes, confecção de carteira de trabalho, palestras, serviços de saúde, orientação para atividades esportivas, brinquedos e atrações culturais. Participarão da Feira, Sine, Senai, Sesi, Sebrae, empresas de RH, Aciag, Sec. de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 22, às 11h, acontecerá a inauguração oficial da Ponte do Putanga, na localidade do Putanga.

Na terça-feira, 25, a Fundação Cultural de Guaramirim, por meio do Arquivo Histórico Pastor Wilhelm Lange e da Biblioteca Municipal Professora Maria Iva Cabral da Luz, lançará, às 14h, a Exposição “Memórias”, que vai relembrar um pouco da Guaramirim (ou Bananal) antiga com objetos, móveis e utensílios que mostram um pouco da vida privada e do poder público guaramirenses.

A exposição trará elementos da vida no campo, dos lares, do comércio e da vida política dos últimos 66 anos. O objetivo é não só comemorar o aniversário da cidade, mas promover um espaço de recordação e troca de experiências.

Ainda no dia 25, às 19h, na Câmara de Vereadores acontece a entrega da “Comenda Peabirú”.

De 27 a 30 de agosto, será realizada a Guara Fest 2015, em um espaço de 11 mil metros quadrados, onde serão quatro dias de evento com cerca de 30 shows. Somente no dia 29, a partir das 20h, será cobrado ingresso, nos demais dias a entrada será gratuita.

A Guara Fest abre com a escolha da Rainha da Festa, seguida por shows musicais, exposições de veículos, animais, artesanato, parque de diversões, stands de alimentação e muito mais para diversão de todos.

Na sexta-feira, dia 28, a partir das 8h30 inicia o Desfile Comemorativo, que já é tradicionalmente conhecido na cidade, serão aproximadamente 60 entidades participantes, entre escolas, secretárias, entidades e convidados.

Foto: Divulgação Prefeitura Guaramirim

Foto: Divulgação Prefeitura Guaramirim

Na sequência está sendo programada a Tarde da Terceira Idade, a partir das 13h, que acontecerá no pavilhão da Guara Fest 2015, com a animação de KIko e Koko, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

No sábado dia 29, no pavilhão da Guara Fest 2015 a partir das 13h acontece o Festival Regional da Canção, promovido pela Fundação Cultural de Guaramirim.

No domingo, dia 30, a partir das 9h, acontece um passeio ciclístico, com saída da Guara Fest 2015, e um percurso pelas ruas centrais de Guaramirim. Durante o passeio serão sorteadas bicicletas.

De 4 a 7 de setembro, dentro da programação dos 66 anos de Guaramirim, acontece a tradicional Festa Nacional da Tilápia, no Recanto da Mata. Com shows, escolha da Rainha e muita comida com tilápia, o evento promete receber mais de 10 mil visitantes.

Para encerrar o calendário comemorativo uma grande Stammtisch Solidária, promovida pelo Rotary, acontecerá no dia 12 de setembro. “Com esforço e muito comprometimento teremos uma comemoração que há muitos anos não acontecia em nossa cidade. Tenho certeza que em pelo menos em um destes eventos nossa população poderá participar e sentir-se orgulhoso de viver aqui”, define Fröhlich.