Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

Com o objetivo de produzir um tipo de sorvete mais saudável, um grupo de pesquisadores de Chapecó, no Oeste catarinense, decidiu criar uma nova receita de sorvete, que troca a gordura hidrogenada, que faz mal para a saúde, por azeite de oliva extravirgem.

Foto: Reprodução RBS

Foto: Reprodução RBS

Uma porção de 60 gramas do sorvete comum tem, em média, 170 calorias. Já o feito com azeite de oliva tem 70 calorias. De acordo com Josiane, a nova receita tem 80% menos gordura e 60% menos calorias. “Ele é rico em compostos antioxidantes e também ômega 3 e ômega 6. O azeite traz diversos benefícios, como tratamento e prevenção de muitas doenças, como hipertensão. Aumenta o colesterol bom, diminui o colesterol ruim”, disse Josiane Betat, coordenadora da faculdade de tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O projeto venceu em duas categorias da Mostra Inova Senai 2015: voto popular e produto inovador. A mostra reuniu 15 projetos, selecionados entre 216 inscritos. As propostas apresentam soluções ambientais, de alimentação saudável, de inclusão de pessoas com deficiência e tecnologias educacionais.

Por enquanto, o sorvete sem gordura hidrogenada é apenas um projeto. Não há previsão de quando ele poderia começar a ser vendido no mercado.

Fonte: G1.