Por: João Marcos | 6 anos atrás

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul confirmou na manhã desta quinta-feira o primeiro caso de Gripe H1N1 na cidade no ano de 2012. Trata-se de uma paciente de 12 anos que está internada no Hospital São José desde domingo com febre, tosse, calafrios, dores musculares e dificuldade de respirar.

Na segunda-feira uma equipe da Vigilância Epidemiológica fez a coleta de amostra na paciente e encaminhou ao Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), que nesta quinta confirmou o caso. A paciente está recebendo a medicação Tamiflu desde segunda-feira, continua internada, mas passa bem.

Neste ano o município monitorou outros seis casos suspeitos, que foram descartados, e existe um paciente de 13 anos que também está internado e aguarda o resultado do exame do Lacen. Os casos anteriores de H1N1 aconteceram em 2009, quando foi caracterizada uma pandemia da doença em todo o mundo. Em 2009 Jaraguá do Sul monitorou 325 casos da doença, dos quais 175 foram confirmados. Quatro pessoas morreram devido à doença.

Com a confirmação do primeiro caso em Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância de estar atento aos principais sintomas da doença, que são: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Em caso de algum desses sintomas, a população deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. Havendo um diagnóstico médico nos primeiros dias do aparecimento da doença, o tratamento pode ser simples e a recuperação do paciente mais rápida.

Outra orientação é para que as residências e os ambientes coletivos estejam ventilados, com janelas abertas, mesmo que esteja frio. Lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações e ambientes fechados também é recomendado.