Por: Cláudio Costa | 3 anos atrás

A Câmara de Comércio Exterior aprovou a isenção do Imposto de Importação para carros elétricos e movidos à células de combustível. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27). A resolução número 97/2015 do Camex reduz de 35% para zero a alíquota do tributo. A medida atinge veículos que tenham pelo menos 80 quilômetros de autonomia com uma carga.

A assessoria da Câmara de Comércio Exterior informa que a decisão foi tomada após amplo debate sobre o tema e que a medida busca inserir o Brasil em novas rotas tecnológicas, disponibilizando ao consumidor veículos com alta eficiência energética, baixo consumo de combustíveis e reduzida emissão de poluentes. “Tais medidas estão alinhadas à política de fomento para novas tecnologias de propulsão e atração de novos investimentos para produção nacional desses veículos”, comunica o órgão.

Comitê Executivo de Gestão da Camex também decidiu ampliar o escopo da redução tarifária atualmente vigente para mais algumas categorias de carros híbridos (motor de combustão que trabalha com auxílio de sistema de tração elétrica ou pneumática). Esses veículos terão alíquota de zero a 7% dependendo da cilindrada divulgada pelo fabricante.