Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás
Reprodução

Reprodução

O governo dos EUA começará a testar nos próximos dias uma identificação online universal para seus cidadãos. A ideia é que eles consigam entrar em diversos sites com o mesmo login, mas isso obviamente traz algumas preocupações em relação à privacidade.

Afinal, estamos falando do governo dos EUA – responsável pela NSA, apaixonada por vigilância e por bisbilhotar o que as pessoas fazem. Quem não é muito fã do trabalho da NSA certamente vai se incomodar com a ideia de usar uma identificação universal em diversos serviços da web – fica muito mais fácil encontrarem você pela rede.

A iniciativa é chamada National Strategy for Trusted Identities (NSTIC), e o plano surgiu em 2011 como uma forma de evitar fraudes pela internet e facilitar o acesso a sites de agências governamentais.

Inicialmente, alguns cidadãos dos estados da Pensilvânia e Michigan poderão usar essa nova identificação para acessar alguns serviços ligados ao governo. Essa fase de teste verificará se a ideia é realmente viável – se for, os planos do governo norte-americano são de que a identificação universal seja expandida e usada em diversos serviços pela internet.

Mas é claro, trata-se de um projeto piloto e ainda sofrerá muita resistência. Não apenas pela questão da vigilância da NSA – também não é exatamente uma boa ideia usar o mesmo login para, digamos, o Facebook e a sua conta bancária.

Via Gizmodo/Uol