Por: Isah Sanson | 15/12/2011

Já faz um bom tempo que o tsunami que atingiu o Japão não é mais destaque em sites de notícias. Mas, a despeito da eficiência nipônica em reconstruir estradas em tempo recorde, a maior parte dos estragos do desastre continua sendo parte viva no cotidiano de boa parte dos habitantes do país.

Usando a tecnologia do serviços Street View, o Google se encarregou de documentar os estragos causados pela catástrofe. Carros do serviço de mapas percorreram 44 mil quilômetros pela ilha registrando imagens em 360 graus dos estragos provocados pela forma das águas, mostrando o esforço de comunidades para tentar se recomporem.

Antes

Antes e depois do Tsunami, mesmo lugar e mesmo ângulo.

Um site chamado Build the memory (ou “Construir a Lembrança”) foi feito especialmente para a iniciativa. Nele, é possível ver imagens dos locais antes e depois do desastre, assim como as datas em que as imagens foram registradas. “O Street View ilustra profundamente como o tsunami alterou a vida de muitas comunidades. Se você começar um tour pelo interior e for até a costa, verá mudanças dramáticas na paisagem e ficará desnorteado com montanhas de entulho e detritos.

Nas cidades, edifícios que se erguiam orgulhosos agora são espaços vazios”, afirma o Google em seu blog oficial. De acordo com o gigante da web a iniciativa ajudará “historiadores, arquitetos, urbanistas e curiosos”.

Vi no Tecnoblog.