Por: Isah Sanson | 13/12/2011

Percebeu alguma coisa de estranho no seu Gmail? Entenda porquê:

Primeiro o Google enfiou goela abaixo recursos do Google+ no Reader. Desde ontem, somos nós, felizes usuários do Gmail, que somos incomodados com algo que não faz parte do serviço de email. Colocaram os Círculos da rede social na barra lateral do webmail, como forma de acessar mais rapidamente as mensagens trocadas com membros dos círculos sociais criados por nós mesmos. O Google anunciou a chegada do recurso ontem.

O Gmail puxa exatamente a mesma lista de círculos presente no Google+. Ao clicar nas opções, incomodamente posicionadas antes das minhas tags no serviço de email, eu consigo ver as trocas de mensagens mais recentes com pessoas que frequentam os grupos de contatos do Google+.

De acordo com a empresa, a informação fica mais bem organizada. Se os círculos forem bem construídos, dá até para ter certa lógica na hora de buscar mensagens.

Dá até para mostrar os círculos na listagem de mensagens, assim como acontece atualmente com as tags – opcional, felizmente.

Pelo menos uma coisa foi boa nessa história todos. As imagens enviadas como anexo ganharam mais uma ação, além de visualizar ou baixar. Com um clique o usuário manda a imagem para o Google+, escolhendo os círculos nos quais deve aparecer e o comentário que achar mais pertinente. Perfeito para quando recebemos fotos engraçadinhas de gatinhos fofinhos e temos o desejo imediato de mostrá-las para o mundo.

Outra utilidade da integração: as informações de contato dos amigos no Google+ serão atualizadas automaticamente no Gmail conforme esse pessoal mudar de telefone ou de endereço. Bem mais prático do que ter que mandar um email perguntando qual é o número de telefone novo ou para qual endereço deve encaminhar aquele belo cartão de Natal.

Vi no Tecnoblog.