Por: | 8 anos atrás

A equipe de desenvolvimento do Gmail anunciou hoje uma novidade interessante para lidar com o excesso de e-mail. Chamado de Priority Inbox, o novo recurso analisa as mensagens recebidas e as separa de acordo com a importância.

No blog oficial do Gmail, o Google afirma que o recurso começará a ser ativado em larga escala nos próximos dias. Mas alguns usuários já conseguem acessar o Priority Inbox. A novidade é indicada por uma mensagem no canto superior direito da tela e também tem uma aba própria dentro das opções de configuração do Gmail.

O Priority Inbox é baseado no mecanismo contra spam do Gmail, usado para descartar mensagens não solicitadas pelo internauta. Esse algoritmo foi adaptado para avaliar também as mensagens legítimas e classificá-las.

Com o Priority Inbox, a caixa de entrada do Gmail é dividida em três áreas: mensagens importantes e não lidas, mensagens marcadas com estrela e outras mensagens.

E-mails prioritários são dirigidos para a primeira área e as outras mensagens ficam na terceira divisão da tela. Quando o internauta marca uma mensagem com uma estrela (recurso já existente no Gmail), ela fica na segunda área. A ideia é destacar no topo da página as mensagens mais relevantes.

Um dos critérios usados para classificar a importância das mensagens é se e-mails anteriores do mesmo remetente foram respondidos. Assim, se o internauta responde a uma mensagem de um amigo, e-mails futuros dessa pessoa tendem a ser classificados como importantes. Segundo o Google, o Priority Inbox tende a melhorar a classificação com o tempo, à medida que analisa a atividade do internauta.

Via Ig.