Por: Ricardo Daniel Treis | 5 anos atrás

Quem diria que um cenário tão urbano ainda tem espaço para esse tipo de descobertas…

Garrafa de vidro contém papéis antigos no seu interior

Uma pequena garrafa com papéis e possivelmente um pedaço de metal foi encontrada embaixo da escultura de Tiradentes, na praça de mesmo nome, no Centro de Curitiba, durante a retirada da obra de arte para restauração. O pequeno objeto está tampado com uma espécie de rolha e aparenta estar no local há décadas. A entidade responsável pela restauração e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vão abrir e revelar ao público o conteúdo do objeto na próxima quarta-feira (31).

Praça Tiradentes com a estátua e seu pedestal

O objeto foi encontrado durante a retirada do monumento para o transporte até o local onde ela passará por reparos. A obra feita pelo escultor João Turin (1878-1949) foi inaugurada em 1938. O fato de há 75 anos a estátua compor a paisagem curitibana gera expectativa sobre o conteúdo da garrafa. Ainda não há detalhes sobre desde quando o objeto está no local, se foi ele foi colocado por alguém lá depois da inauguração ou se é algo pensado pelo próprio escultor.

Leia a notícia completa.


O prefeito Gustavo Fruet disse via Twitter que a peça será aberta na presença de curadores e relatou que os manuscritos datam de 1927. Como ele sabe disso, não faço ideia.

A foto publicada por ele:

As cidades e suas surpresas…

Isso me lembrou daquela vez que abriu uma grota no asfalto ali próximo a Moretti e comentei dos túneis cavados por homens-toupeira nazistas na década de 40. “Quero ver a cara do povo quando descobrirem o que realmente existe no porão do antigo prédio da prefeitura, ali no calçadão”. O telefone do escritório não parou de tocar aquela tarde.

Claro que era mentira, mas vai que, né.