Por: Gabrielle Figueiredo | 10/09/2015

A 2ª Campanha de Mudas Frutíferas e Arbóreas deste ano já começou em Jaraguá do Sul, oferecendo aproximadamente 375 variedades.

A campanha tem como público-alvo os agricultores do município, mas a comunidade também pode adquirir sua muda. São mais de 220 frutíferas – como ameixeira, goiabeira, jaqueira, laranjeira, limoeiro, mangueira, pessegueiro e romãzeira, por exemplo – e quase 155 arbóreas, com acácia, cabreúva, canela, chorão e paineira entre elas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os preços variam de R$6 a R$ 500 – dependendo da espécie e do tamanho da muda. As encomendas devem ser solicitadas ligando para 2106-8114 ou pessoalmente na Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura (Rua Ângelo Rubini, 600 – Barra do Rio Cerro até o dia 1º de outubro, mas para os pedidos grandes de uma única variedade o prazo encerra no dia 23 de setembro.

A lista completa das espécies oferecidas – com seus respectivos preços e formas de pagamento – está disponível aqui para obter estas informações.

O coordenador da iniciativa, o engenheiro agrônomo Jackson Haroldo Schütz, aconselha os produtores a entrar em contato com os técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura antes de fazerem seus pedidos. “Eles podem ligar para o telefone 2106-8114 e solicitar orientações sobre a variedade mais adequada para cada região do município”, sugere.

De acordo com Jackson Schütz, o objetivo da campanha é incrementar a variedade e as produções comercial, caseira e orgânica, incentivando a fruticultura no município e o aumento do consumo de frutas entre os jaraguaenses. E a inclusão de arbóreas visa incentivar o plantio e o reflorestamento, melhorando o aspecto paisagístico da cidade com espécies nativas e exóticas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ele ainda destaca que, além de sua importância como fornecedoras de alimentos, as árvores frutíferas também contribuem para a recuperação de áreas degradadas e para atrair a fauna silvestre. Já as arbóreas contribuem para a purificação do ar e à proteção do solo. O engenheiro agrônomo acrescenta que a campanha é promovida duas vezes ao ano, sendo uma no final do outono e outra na primavera, épocas apropriadas para o plantio destas mudas.

As encomendas serão entregues no próximo dia 6 de outubro de 2015, no período da manhã a partir das 8h30, no pátio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Rua Ângelo Rubini, 600, Barra do Rio Cerro).

Quem não puder comparecer nessa data, deve mandar um representante para buscar suas mudas, pois elas não podem permanecer no local da entrega e a Prefeitura de Jaraguá não dispõe de espaço para armazená-las. Schütz avisa que as mudas devem ser retiradas até as 14 horas. “Após este horário as mudas que sobrarem serão doadas a instituições do município”, completou.