Por: João Marcos | 6 anos atrás

Nostalgia mode: [ x ] on    [  ] off

Não sou da época de lançamento do aparelho, mas acredito que participei um pouco da popularização do console, quando ainda era coisa para burguês aquele controle “bananinha” com um botão soprando fita. Na verdade peguei a transição dele para o mega drive, sega saturno, SNES entre outros. Mas tão grande foi a popularização e aceitação desse aparelho que anos depois do seu lançamento, esses gráficos simples e monocromáticos com jogabilidade crua me hipnotizaram por um bom tempo.

Quem viveu durante o início da década de 70, talvez tenha tido o privilégio de acompanhar passo a passo o crescimento de produtos que hoje são considerados verdadeiros clássicos. E um deles é o Atari, que completou 40 anos na última quarta feira dia 27.

A empresa foi criada em 27 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, e lançaram em novembro do mesmo ano o jogo Pong. Em 1976, a companhia foi vendida para a Warner Communications, que tratou de alinhar os objetivos da instituição. Não demorou muito até que o Atari 2600, primeiro console comercial chegasse ao mercado, em 1977. Ele rapidamente se tornou um sucesso de vendas e popularizou o conceito de videogames domésticos. Antes – e só quem é da época sabe – era necessário ir até bares ou lanchonetes para jogar em máquinas e fliperamas.

Não há como falar de Atari sem citar os mais de 400 clássicos da empresa, como Enduro, Pac Man, Hero, Bobby is Going Home, Asteroids, Battlezone, Pitfall, Montezuma Revenge e Atari Footbal. No Brasil, o aparelho mais popular foi o Atari 2600, na década de 80, mas dois anos antes, em 1978, até mesmo o jogador Pelé foi garoto-propaganda da companhia.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/Lj_v-MfFSHU” width=”640″ autohide=”1″]

De lá para cá, os anos passaram e a Atari perdeu espaço para outras organizações, como a Nintendo e a Sony, que lançaram consoles top de linha nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente, a empresa já não produz mais videogames, apenas jogos, e mudou seu foco para o mercado móvel. Olhaí esse vídeo com os 20 melhores jogos da empresa:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/xwoZ9iATmjw” width=”640″ autohide=”1″]

Quer matar a saudade desses jogos? É só acessar esse site aqui, onde você encontra diversos jogos gratuitos para aquela sessão nostálgica em frente ao pc.

Eai foi da época do Atari? Sortudo! Conte-nos como foi a experiência.