Por: Ricardo Daniel Treis | 7 anos atrás

Vandalismo incendiário: destruíram a boneca Frida, deixando suas desproporcionalidades físicas no arame.

Vandalismo incendiário

Tem toda cara de ter sido um protesto… Segue matéria do AN:

BONECA FRIDA É DESTRUÍDA PELO FOGO
A simpática Frida
(na falta de atributos para melhores adjetivos, “simpática”, uheauehuaeae), que recebeu de braços abertos os visitantes da Schützenfest de 2011, não existe mais. A boneca de seis metros de altura, que fez companhia ao alemão Fritz em frente ao Parque Municipal de Eventos durante a festa, foi incendiada no fim de semana. A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul informou que está tomando as medidas para apurar o crime.

Frida estava guardada no pavilhão C do parque e amarrada com um plástico para conservá-la. O presidente da Fundação Cultural, Jorge Luiz da Silva Souza, acredita que alguém ateou fogo na boneca na madrugada de sábado. Segundo ele, uma pessoa que trabalha no parque viu que Frida estava intacta no sábado pela manhã. No domingo de manhã já foi encontrada destruída. “Só estava a estrutura de ferro, retorcida”, lamenta. O criminoso também cortou os conectores das mangueiras dos hidrantes.

Souza preferiu não detalhar as medidas que a fundação está tomando para descobrir o autor do crime, mas afirmou que equipe está tentando identificar suspeitos e vai registrar um boletim de ocorrência esta semana para formalizar a denúncia. “É vandalismo contra o patrimônio público. Não sabemos quem fez, mas acredito que quem cometeu esse ato criminoso fez isso para me atingir”, afirma.

Fritz e Frida foram doados em 2011 pela Escola de Samba Protegidos da Princesa, de Florianópolis, para ajudar na divulgação da Schützenfest. A escultura custava aproximadamente R$ 15 mil. O gerente de controle patrimonial, Edson Pedro Piotto, disse que a administração municipal providenciará mais vigias para cuidar do espaço, que hoje conta com apenas um profissional. Também está sendo estudada a instalação de câmeras de monitoramento. A câmera que fica em frente ao local só grava imagens da rua. Jorge informou que Fritz continuará em frente ao parque porque ele tem 12 metros de altura e não é possível guardá-lo num lugar fechado.

O delegado Leandro Mioto informou que, assim que for registrado um boletim de ocorrência, será aberto um inquérito policial.