Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás

As imagens foram captadas no dia 10 de abril, e divulgadas ontem. O texto a seguir foi traduzido do site da Nasa:

iss043e101431Clique aqui para ver BEM maior

Essas fotografias foram tiradas quando astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) sobrevoavam as extremidades da litorânea cidade sul-brasileira de Florianópolis. O lado leste (canto superior direito) e oeste (canto inferior esquerdo) são unidos por pontes com 400 metros de comprimento. O Aeroporto Internacional de Florianópolis aparece no canto inferior direito. A cidade tem um dos mais altos índices de qualidade de vida no Brasil.

A imagem acima é iluminada pela reflexo parcial do Sol. Esta iluminação revela muitos detalhes na superfície da água, especialmente rastros de vento e barcos em passagem. As águas ao sul da cidade são muito mais brilhantes do que ao norte, provavelmente porque seus morros protegem a superfície dos ventos. Com as águas mais paradas, o reflexo é mais intenso. No dia da fotografia, os ventos estavam soprando a partir do norte (superior esquerdo).

iss043e101445Clique aqui para ver BEM maior (também)

A segunda foto foi tirada apenas 31 segundos após o ponto de brilho sair de vista, ela mostra uma grande variedade de diferentes elementos na água – especialmente o marrom, é a saída barrenta de um pequeno córrego que entra na baía próxima ao aeroporto. A maior parte da linha costeira apresenta tênues linhas marrons na água, elas decorrem de ação das ondas mexendo lama, bem como poluição da cidade.

Veja a postagem original no site da Nasa.


Nota do editor: a câmera usada foi uma Nikon D4 digital, com lentes de 800 milímetros. Se você não clicou nos links pra ver as fotos ampliadas, recomendo.

E fui dar uma olhada no Google Maps, o trecho captado é esse abaixo:

mapa