Por: Sistema Por Acaso | 09/05/2014

Conhe_aARec_m_DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_12

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_01

Esta é Son Doong Cave, a maior caverna conhecida do mundo. Situada no Vietnã, na província de Quảng Bình. Encontrada pela primeira vez em 1991 por um morador local chamado Hồ-Khanh, permaneceu desconhecida para o público até 2009, pois seu descobridor a temia pelos barulhos e assobios causados por um grande e volumoso fluxo de água subterrâneo. Apenas quando cientistas da British Cave Research Association fizeram uma excursão de estudos no local começando em 10 de abril de 2009 é que esta maravilha da natureza veio definitivamente a público.

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_02

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_03

Resultados dos estudos mostraram que a nova descoberta é cinco vezes maior que a até então detentora do título de maior caverna do Vietnã, a Phong Nha. Sua maior área interna tem, simplesmente, mais de 5km de extensão, 200m de altura e 150m de largura, e com essas dimensões supera a até então maior caverna conhecida, a Deer Cave, na Malásia.

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_04

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_05

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_06

Foi apenas recentemente, em agosto de 2013, que o primeiro grupo turístico foi autorizado a visitá-la em um tour guiado que durou 7 dias, ao custo de U$ 3.000 por pessoa. As fotos desse artigo, foram tiradas pelo premiado fotógrafo Carsten Peter, para a National Geographic, e mostra o que parece ser um mundo subterrâneo perdido nas entranhas do planeta.

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_07

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_08

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_09

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_10

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_11

ConheçaARecém-DescobertaMaiorCavernaDoMundo_DCriativo_13

Fonte.