Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás

costela

Em Jaraguá do Sul:

Rotary prepara a 8ª Costelada com renda à RFCC e equoterapia
O Rotary Club de Jaraguá do Sul vai realizar no dia 12 de abril, domingo subsequente à Páscoa, o seu 8º Costelão, iniciativa que todos os anos é sucesso. De acordo com o rotariano Waldemar Behling, nada menos do que mil quilos de costela serão assadas nas dependências do Rancho do Tonin, que fica na Rua Werner Stange, próximo do Supermercado Brasão, no Rau. A expectativa é comercializar 900 cartões a R$ 30,00 cada. Os interessados podem reservar com o próprio Waldemar, pelo telefone 9372-0240.

A promoção tem caráter beneficente haja vista que a renda será dividida entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o serviço de equoterapia que acontece na Sociedade Hípica Jaraguá e que é destinada às crianças que necessitam desse tipo de terapia que usa o cavalo para melhorar os seus movimentos. O Rotary vai adquirir uma barraca de 200 m² sob a qual as costelas serão assadas – cerca de 70 peças – e posteriormente será doada para o serviço de equoterapia, permitindo que os exercícios possam ser realizados ao abrigo do sol e da chuva na Sociedade Hípica.

—–

Em Schroeder

Tradição – Associação prepara Roda de Chimarrão
Todos os anos, no segundo domingo de abril, os tradicionalistas têm um encontro marcado com a Roda de Chimarrão, iniciativa da Associação Roda de Chimarrão, com sede na Vila Amizade, em Guaramirim, que promove ações de caráter social, auxiliando famílias com cestas básicas, medicamentos, alimentos, fraldas descartáveis e outros. Com o propósito de cultivar a cultura gaúcha e os costumes do chimarrão, a Associação iniciou as atividades em 2002 com um pequeno grupo de pessoas na chácara de propriedade de Carlos Bordignon, popular gaúcho, na Vila Amizade. Durante alguns anos foi realizada na comunidade, na propriedade da família Lombardi. O aumento da participação fez com que os organizadores da Roda de Chimarrão procurassem outro local próximo.

A escolha foi o CTG Laços de Família, em Schroeder I, aonde no dia 12 de abril vai acontecer a 11a festa beneficente com costela no espeto. A programação começa cedo, às 5h e uma hora depois a cuia já está rodando de mão em mão. A partir das 7h30min é liberada a entrada para os cavaleiros e às 7h40min tem a missa. Em seguida a abertura oficial com a presença de autoridades, organização e tradicionalistas. Anualmente é feito o concurso de cuia – a maior, a menor, a mais bonita e a mais original -, além da coroação da prenda (por venda de votos), mais a apresentação dos gaiteiros e violeiros e a partir das 11h30min, almoço com costela ao fogo de chão. A partir das 14h o concurso de vanerão. O local tem ampla infraestrutura tanto no galpão quanto no estacionamento.


Fonte dos artigos: Jornal do Vale.