Por: Ricardo Daniel Treis | 5 anos atrás

Depois de ser realizado por dois anos em Jaraguá do Sul, o Festival Nacional do Conto chega pela primeira vez à Florianópolis e tem a abertura oficial hoje à noite no Teatro Sesc Prainha. A terceira edição do evento, que é o único do gênero na América, terá cinco dias dedicados ao tema, com debates sobre um dos gêneros mais populares do mundo. Dez escritores da nova geração estão confirmados na programação, que vai até o sábado. A entrada para todas as mesas de debate é gratuita.

A noite abre às 20 horas com a leitura de um conto inédito do livro “Era Aqui”, que será lançado no primeiro semestre deste ano. Em seguida, o Festival terá a participação de Luiz Vilela, um dos maiores contistas do País, que participará de um bate-papo. O autor escreveu vários livros de conto, como “A Cabeça”, “Tremos de Terra” e “Histórias de Família”, que foram publicados em vários países da Europa e da América Latina, além dos Estados Unidos. Para finalizar as atrações da noite, a contista curitibana Luci Collin também participa da programação.

Outros autores, como Ronaldo Bressane (SP), João Silvério Trevisan (SP), Marcelo Moutinho (RJ), Antônio Xerxenesky (SP), Leandro Sarmatz (SP), Julián Fuks (SP), Luiz Felipe Leprevost (PR) e Silveira de Souza (SC) também participam do evento até o sábado com o objetivo de difundir, discutir e fomentar o conto em Santa Catarina e em todo o País.

Além dos debates e bate-papos, o Festival Nacional do Conto também vai contar com uma oficina de criação literária com João Silvério Trevisan, que ocorre na sexta-feira. As inscrições devem ser feitas até hoje pelo e-mail patriciagaleli@sesc-sc.com.br. Outra atração é o lançamento do EP “Já tive uns ataques, vou ter mais uma síncope”, do poeta e músico Luiz Felipe Leprevost, que também fará um show durante o evento.

O QUÊ: 3º Festival Nacional do Conto.
QUANDO: hoje à sábado, dia 23 de março.
ONDE: Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis (Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro).
QUANTO: gratuito.

Fonte da matéria


E Floripa tá mesmo pedindo visita nesse fim de semana, confiram que engata com o Festival do Conto a igualmente saborosa Maratona Cultural! A Ilha transpira!