Por: | 9 anos atrás

O Festival de Música de Santa Catarina inicia a segunda semana com apresentações de clássicos da música erudita. Sempre a partir das 18 horas, os teatros do Centro Cultural da SCAR recebem alunos e professores em concertos que têm emocionado a platéia. Além das 18 horas, há concertos às 19h e o Grande Concerto às 20h30.

Os destaques ficam por conta da noite especial com obras de Villa-Lobos nesta segunda-feira (25) às 20h30 e, também, do concerto de piano a oito mãos, na sexta-feira (29), às 18h. Apenas nos concertos das 20h30 há cobrança de ingresso, no valor de R$ 20,00 e R$ 10,00. Idosos e portadores de necessidades especiais têm acesso livre. Informações pelos telefones (47) 3275-2477 e 3373-8652.

A maratona de concertos no Centro Cultural começa às 18 horas desta segunda-feira com a série “Piano Masters” no Grande Teatro da SCAR, onde serão apresentadas três obras dde Chopin. Em seguida, às 19h, no Pequeno Teatro, a série “Jovens Solistas” apresenta obras de Salzedo, Debussy e Dohnanyi.

O Grande Concerto das 20h30 será dedicado exclusivamente a Heitor Villa-Lobos, com cinco obras do autor brasileiro.  A primeira peça será “Bachiana Brasileira n.1” com oito violoncelos no palco. Em seguida será apresentado “Quinteto em Forma de Choro”, com destaque para Alex Klein no corne-inglês acompanhado de flauta, oboé, clarinete e fagote. Na continuação, Curt Schroeter na flauta e Watson Clis no violoncelo apresentam “Assobio a Jato”. A peça seguinte será “Quarteto de Cordas n.9” e, para encerrar, os oito violoncelos retornam ao palco, agora acompanhados de um saxofone para a apresentação de “Bachiana Brasileira n.5”. Segundo o maestro Alex Klein, Villa-Lobos sempre está inserido no FEMUSC. “Em todos os anos, de alguma maneira, Villa-Lobos ‘aparece’ no FEMUSC. Ele é o maior compositor brasileiro de todos os tempos”, disse.

Na terça-feira, o destaque fica pelo concerto “A Herança da música russa” com obras de S. Rachmaninoff e Prokofiev no “Piano Maters”. A apresentação de obras de se inicia às 18h no Grande Teatro. Na sequência, às 19h, o “Jovem Solistas” apresenta três obras para violoncelo, violino, piano, trompas, fagote, clarinete e contrabaixo. Às 20h30, no Grande Teatro, a noite será dedicada aos metais e à percussão. Os músicos irão apresentar Ionization, de Edgar Varese.

Na quarta-feira, dia 27, no “Piano Masters” haverá o concerto “Quatro mãos e um Piano”, com três obras executadas por dois pianistas no mesmo piano. O início é às 18 horas no Grande Teatro. Às 19, no Pequeno Teatro, o concerto do “Jovens Solistas” terá a consagrada obra “Fígaro”, de Mário Castelnuovo-Tedesco, executada por dois violistas renomados internacionalmente, Ori Kam e Richard Young. Ainda serão apresentadas mais três peças para violino, viola, violoncelo, clarinete, fagote e piano.  No Grande Concerto, às 20h30, um concerto com três compositores peso. No programa haverá obras de Villa-Lobos, Brouwer, Mozart e Tchaikovsky.

Na quinta-feira o FEMUSC entra em ritmo de despedida. Às 18 horas haverá, no Grande Teatro, o concerto “Está chegando ao fim…” com obras de J. Vieira Brandão, Marlos Nobre, Pizazzolla e Gershwin no “Piano Masters”.  Em seguida, uma andar abaixo, no Pequeno Teatro, às 19 horas o “Jovens Solistas” apresenta um concerto com obras de Beethoven e Leos Janacek.  No Grande Concerto da noite, às 20h30, a Banda do FEMUSC apresentará sete obras contemporâneas.

O penúltimo dia do FEMUSC, sexta-feira, reserva uma apresentação impressionante. Às 18 horas, no Grande Teatro, o “Piano Master” apresenta o concerto “Um piano e 4, 6 e…8 mãos!”, onde os músicos irão apresentar obras em dupla (quatro mãos), trio (seis mãos) e uma apresentação que será um encontro de quatro pianistas no mesmo piano, somanodo oito mãos no mesmo teclado. No “jovem Solistas”, às 19 horas, no Pequeno Teatro, haverá apresentação de obras de Mozart, Beethoven, e Camile Saint-Saens. O Grande Concerto será com a Orquestra Sinfônica do FEMUSC, que apresentará uma obra de Beethoven para piano e orquestra e em seguida a Sinfonia n. 4 de Tchaikovsky com regência de Alex Klein.

O Festival de Música de Santa Catarina é uma realização do Instituto FEMUSC com patrocínio do Governo do Estado, via Funcultural, WEG e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e o apoio da SCAR, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Governo Federal e Stop & Shop Hungry Tiger.

Informações sobre o FEMUSC podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@femusc.com.br e pelo telefone telefones (47) 3275-2477 e 3373-8652. Acompanhe as notícias do Festival em www.twitter.com/femusc. Confira a programação completa em www.femusc.com.br.