Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás
Foto Eduardo Montecino/OCP

Foto Eduardo Montecino/OCP

A os poucos o espaço externo da Sociedade Cultura Artística (Scar) de Jaraguá do Sul perdeu as características de estacionamento e começou a ganhar a cara da 8ª Feira do Livro. Falta pouco mais de 24 horas para o início do evento e a correria é nítida entre os organizadores e expositores. Estruturas metálicas, escadas, ajuste de luzes, disposição dos livros nos estandes. Enfim, são muitas as tarefas a serem executadas cuidadosamente para receber os mais de 80 mil visitantes que devem passar pelo local. A abertura oficial acontece na quinta-feira, às 9h, no Teatro da Scar.

Com mais de 10 mil exemplares de livros para serem organizados em um espaço de 60 metros quadrados, o expositor Deolindo Alves, de Balneário Camboriú, corre de um lado para o outro. Acostumado com a agitação dos dias que antecedem a abertura das feiras, ele sabe que tudo tem que ser organizado até o fim do dia de hoje. Para que na manhã de quinta-feira tudo esteja pronto, à espera dos leitores. Ele participa desde a primeira edição da Feira do Livro de Jaraguá do Sul e conta que, como sempre, as expectativas são grandes em relação aos resultados do evento. “Aqui tem o envolvimento de toda a cidade e região, o que resulta em uma boa feira”, afirma. Entre os títulos expostos, estarão obras que vão desde conhecimento específico, como ciências e história, até romances e contos. “A grande maioria são livros de literatura mesmo. Os preços variam, mas teremos muitos a venda por R$ 10”, completa.

Carlos Henrique Schroeder, coordenador geral do evento, explica que os dias que antecedem a feira são dedicados ao lado técnico e estrutural, já que a programação é fechada anteriormente. “A ideia é que cada ano supere a edição anterior. Então para este ano temos um galpão na parte externa, para dar mais comodidade aos visitantes”, diz. A estrutura coberta de 780 metros quadrados, chamada de Galpão da Leitura, abriga 15 expositores do sul e sudeste do país, incluindo área de alimentação.

A Feira do Livro de Jaraguá do Sul acontece entre os dias 5 a 15 de junho, no Centro Cultural. O acesso é livre e gratuito para todas as atrações. Os estandes estão abertos de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 21 horas. No sábado os visitantes podem conhecer o espaço das 9 às 19 horas e no domingo é das 10 às 19 horas. Além das editoras, a programação incluí contação de história e bate-papo com pessoas de renome da literatura. Entre os convidados para esta edição, estão o jornalista e escritor Michel Laub, o músico Dado Villa-Lobos, o contador de histórias Paulo Freire e os autores Drica Pinotti, Carlos Fialho e Leila Rego.

Via OCP