Por: Anderson Kreutzfeldt | 18/08/2014

por acaso - jaraguá do sul melhor

Existe aquela velha história: antes de cobrarmos dos políticos e governantes, devemos garantir que estamos fazendo a nossa própria parte. Li na semana passada uma matéria sobre um garoto de 6 anos que ajudava na sua cidade (ele havia arrecadado 600 livros e buscado um abrigo para crianças que aceitasse os livros como pagamento pela “hospedagem de crianças sem teto) e claro que esse tipo de matéria vem com aquele efeito “tapa na cara da sociedade”.

E tão fácil quanto o “tapa na cara”, surge aquela pergunta que devemos fazer a nós mesmos. O que eu posso fazer para melhorar as coisas? Destarte, excluímos aquelas que são obrigações de todos os cidadãos como não jogar lixo no chão ou não furar a fila do supermercado. Deixemos de lado todos os nossos deveres e passemos a pensar em maneiras de contribuir ativamente para a comunidade, sejam com projetos próprios ou que podem ser adotados pela comunidade.

Algumas ideias que tive, me baseando em materiais que encontrei pela internet:

Botão Assento Preferencial: algumas cidades já aplicaram essa alternativa no transporte público. Basicamente consiste na instalação de um botão sonoro que avisa aos passageiros que entraram pessoas que necessitam do assento preferencial na unidade de transporte.

Incentivo para a reciclagem: a comunidade poderia se unir para fortalecer a reciclagem na região. Lojas poderiam oferecer descontos, empresas de transporte e telefonia poderiam oferecer créditos àqueles que contribuírem com material reciclável. Para isso, pontos de coleta seriam necessários.

Incentivo para artistas locais: a praça Ângelo Piazera poderia servir como ponto de exibição uma vez por semana e os artistas locais (desde músicos até artistas plásticos) poderiam expôr seus trabalhos.

Essas são apenas algumas ideias para começarmos a pensar juntos em uma Jaraguá do Sul melhor. Conheço grupos de amigos que se reúnem para ajuntar lixo que foi jogado no chão e até mesmo para limpar paredes lugares públicos, muitos outros contribuem para instituições de animais carentes e outras com finalidades similares.

A parte importante é todo mundo contribuir, ao menos com ideias! Essa é a ideia do projeto “Mãos que se ajudam”, apoiado pelo Blog Por Acaso e que conta com a ajuda de toda a comunidade. Tem uma ideia que pode contribuir para a melhoria de Jaraguá do Sul e região? Não perca tempo e mande para a gente. Nós queremos saber!

Para participar é simples: você pode simplesmente responder com sua ideia nos comentários abaixo ou mandar diretamente para o nosso WhatsApp (47 9222-1242) e nós iremos reunir as melhores ideias em uma compilação. E que tal nos unirmos depois e criarmos uma força-tarefa para colocá-las em prática depois?

Não importa qual seja a sua ideia, o importante é participar! Contamos com a ajuda de todos vocês! 😉