Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Segue artigo por Rogério Tallini para a Rádio Jaraguá AM

Jaraguá do Sul, Schroeder e Barra Velha são os três municípios do Vale do Itapocu em que a Fatma autorizou a instalação de novas torres de telefonia celular. Conforme boletim da Fundação de Meio Ambiente, o Estado ganhará o reforço de mais 50 antenas de telefonia móvel.

Torre_Celular1

Foto: Divulgação

A liberação das licenças Ambiental Prévia e de Instalação aconteceu na segunda-feira, dia 20. Ainda segundo o órgão ambiental, neste ano, a Fatma liberou quase 100 licenças, que é parte de termo de compromisso firmado pelas empresas junto a CPI da telefonia da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, concluída em 2014. Até o fim deste ano, aproximadamente 400 licenças devem ser concedidas.

As torres são para diversas operadoras. A Fatma é responsável apenas pela análise dos processos ambientais e pela liberação ou não das licenças. A localização das antenas cabe às operadoras.

Em Jaraguá do Sul, uma torre deve ser instalada no bairro Chico de Paulo. Em Schroeder, será na rua Bertoldo Kanzler e, em Barra Velha, no bairro Itajuba. Nos três casos, foram emitidas Licenças Ambientais Prévias, que dispensam as Licenças de Instalação, permitindo às empresas a implantação das estruturas, conforme o projeto de cada operadora.