Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

O livro “Imaginarium – Dicionário de Monstros” é o novo título de Roberto Lanznaster. A publicação, que transporta ao mundo medieval e da antiguidade, leva seus leitores a lugares habitados por seres incríveis e será lançado em duas oportunidades. A primeira no dia 14 de junho, às 15h, na Feira do Livro de Jaraguá do Sul, no estande Livros e Cia; a segunda, no dia 18 de junho, às 18h30, na Fiesc, em Florianópolis.

“Imaginarium – Dicionário de Monstros” é um mundo a ser descoberto por adultos e crianças. Suas 126 páginas levam a essência do autor, responsável não somente pelo texto, mas também pela ilustração e projeto gráfico. Um trabalho sério e de muita pesquisa para traduzir a riqueza dos cenários desses seres imaginários. A narrativa do autor leva os leitores das areias escaldantes da Alexandria, no Egito da antiguidade clássica, até os picos gelados do Tibet.

O estudo para elaboração da obra levou Lanznaster a um profundo mergulho no contexto histórico. O projeto gráfico e ilustrações do livro têm como base a arte desenvolvida na idade média. Ele analisou os estilos das iluminuras e tapeçarias do período, além de mapas de geógrafos pré-cristãos, como Eratosthenes.

Com isto, a intenção Lanznaster é traçar um paralelo, levando o leitor atual, tão acostumado ao meio digital, a uma época mais artesanal, em que os livros eram escritos e ilustrados à mão. A obra será lançada pela Editora RHJ, de Belo Horizonte. Quem quiser conferir de pertinho, na noite de 18 de junho, também poderá conferir uma exposição com as belas ilustrações do autor.

A obra

O livro “Imaginarium – Dicionário de monstros” é uma reinvenção dos bestiários medievais. Os Bestiários eram um tipo de literatura descritiva do mundo animal, as bestas, muito comuns nas classes monásticas da Idade Média. Eram catálogos manuscritos realizados por monges católicos que reuniam informação sobre animais reais e fantásticos, tal como o aspecto, o habitat em que viviam, o tipo de relação que tinham com a natureza e a sua dieta alimentar. Eram livros alegóricos, por vezes claramente humorísticos e fantasiosos, em que a informação não derivava de conhecimento científico ou experimental, ou de observação no terreno das criaturas que eram descritas. Muitos destes manuscritos eram iluminados e tinham como objetivo estimular e conduzir a imaginação.

A proposta do livro é resgatar este mundo mágico e fabuloso, com textos inéditos e a compilação de criaturas de várias mitologias (grega, chinesa, persa, entre outras), muitas delas raramente abordadas em livros de fantasia. Cada capítulo (letra do alfabeto) inicia com o representante da “espécie”, a descrição de sua aparência, temperamento, local em que habita e alimentação. Os bestiários já serviram de inspiração para diversos autores, como Borges em seu “livros dos seres imaginários”.

Sobre o autor

Roberto Lanznaster é de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela Universidade Regional de Blumenau. Atua como escritor, designer gráfico e ilustrador.

É autor de “A Flauta Mágica”; co-autor e ilustrador (com Samantha Quadros) do livro “Pocotinhas”; ilustrador com participação em 2013 do projeto “Creative Action Network -Recovering Classics”, no qual redesenhou capas para clássicos como “Drácula”, “Frankenstein”, “Viagens de Gulliver”, “20.000 léguas submarinas”, “Alice através do Espelho”, “Moby-Dick”, “Contos de Grimm” e “Histórias de Poe”. Outros livros ilustrados pelo autor são “Marias & Fulaninhos”, de Ângela Escudeiro, e “Um Baú do Tamanho do Mundo”, de Ida Katzap.

Em setembro, Roberto lançará o primeiro volume de sua trilogia “As Crônicas Olímpicas”, pela editora Universo dos Livros, de SP.

O portfólio do ilustrador pode ser visto em www.behance.net/lanznaster.

O que: Lançamento do Livro “Imaginarium – Dicionário de Monstros”

Quando: 14\06

Horário: 15h

Quanto: Gratuito

Onde: Feira do Livro de Jaraguá do Sul – Centro Cultural de Jaraguá do Sul. Rua Jorge Czerniewicz, 160

Quando: 18\06

Horário: 18h30

Quanto: Gratuito, ingressos devem ser retirados na recepção da Fiesc

Onde: Centro de Eventos da Fiesc (Rod. Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi, Florianópolis

Informações: (48) 3231 4624

Contato

Roberto Lanznaster – Autor do livro “Imaginarium – Dicionário de monstros” (47) 9922 1471