Por: Ricardo Daniel Treis | 8 anos atrás

O Programa Famílias Acolhedoras, da Secretaria do Desenvolvimento Social, continua com inscrições abertas para famílias interessadas em acolher, temporariamente, crianças ou adolescentes abrigados. Podem se inscrever pessoas maiores de 21 anos que residam em Jaraguá do Sul, sem restrições quanto a sexo e estado civil; que não tenham interesse em adoção; que tenham a concordância de todos os membros de sua família; e que tenham disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor a crianças e adolescentes.

Para se inscrever, basta comparecer pessoalmente no Centro da Juventude e Família Hildegard Hufenüssler (antigo Procad) – Rua Arthur Breithaupt, 333, bairro Tifa Martins – e preencher um cadastro. O horário para se inscrever é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. As inscrições estão abertas por tempo indeterminado. Após o cadastro, a família/pessoa é analisada pela equipe técnica e é integrada ou não ao programa.

Receber uma criança em acolhimento provisório não significa integrá-la como filho. A família acolhedora assume papel de parceira no atendimento à criança e na preparação para seu retorno à família de origem ou encaminhamento à adoção. As famílias cadastradas recebem acompanhamento de equipe técnica e subsídio financeiro no valor de um salário mínimo por criança/adolescente acolhido. Além da Secretaria do Desenvolvimento Social, estão envolvidos no programa o Juizado da Infância e Juventude, a Promotoria da Infância e Juventude, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Mais informações pelo telefone (47) 3276-0424.