Por: João Marcos | 25/10/2012

O Facebook disponibilizou nesta quinta-feira, para alguns usuários, seu novo sistema de mensagens. O novo sistema torna o recurso para conversas privadas mais parecido com ferramentas de e-mail de serviços como o Gmail, do Google, e o Outlook, da Microsoft.

Uma nova interface direciona o serviço. Agora, ao clicar sobre o ícone de mensagens e depois em “ver todas”, o usuário abre uma nova tela. Nela, os destinatários das mensagens aparecem à esquerda, enquanto o conteúdo das conversas é exibido em uma caixa maior, localizada no centro da tela.

O novo sistema também permite anexar imagens e arquivos de forma simplificada. As fotos aparecem no corpo da conversa.

Além disso, é possível enviar uma mensagem tanto para um usuário do Facebook quanto para um endereço de e-mail externo.

O Facebook já havia realizado algumas mudanças em direção a essa mudança. Em junho deste ano, a empresa alterou endereços de e-ma cadastrados pelos usuários de para endereços “@facebook.com” sem comunicar os usuários. A medida gerou reclamações.

No mês passado, a empresa anunciou uma parceria com o Dropbox para permitir o compartilhamento de arquivos dentro da plataforma.

O Facebook é a maior rede social da atualidade com mais de 1 bilhão de clientes cadastrados, ou cerca de 11% da população mundial.

(fonte)