Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

facebook

Quem não ficou nada contente foi Nilmar Piroca, que acabou por descobrir que sua conta não existia mais. Outra família, os Fuck, também passaram por essa situação peculiar, o que os levou a trocar a grafia para “FUC”. Acredito que os Boquettes também vão ter dor de cabeça com isso.

Grande parte desses nomes é de fora do país e não têm significados estranhos, o agradável recanto “Boquete”, no Panamá, por exemplo, mas quando precisamos lidar com diversos idiomas acaba ficando mais difícil de fugir. No caso do cinema, George Lucas se esforçou mas os tradutores brasileiros de Star Wars deram uma boa suada na camiseta para conseguir adaptar alguns dos nomes presentes no filme, como Capitão Panaka, Conde Dooku e Mestre Jedi Syfo Dias.

Voltando ao Facebook, que mergulha de cabeça no caso dos “filtros burros”, que não vetam o palavrão a ninguém, mas costumam atingir usos autênticos. Um caso mais conhecido, por exemplo, foi quando um desses filtros bloqueou acesso ao website da Casa Branca devido a referências ao gato do casal Clinton, de nome “Socks”.

Um outro exemplo aconteceu com um site cristão extremamente homofóbico, tanto que nem ao mesmo era permitido mencionar a palavra “gay”. O site possuía filtros automáticos, que trocavam a palavra por uma outra, digamos, um pouco mais… veja você mesmo o que aconteceu com o nome do famoso atleta Tyson Gay:

20140717cristao.site_

 Com a família Piroca terminou tudo bem. Nilmar apresentou todos os documentos e provou que nasceu Piroca mesmo, mesmo que tenha sido após alguns meses de briga. Foi uma vitória com “v” maiúsculo, no entanto, com o número existente de filtros automatizados filtrando e “salvando” as criancinhas inocentes que claro (imagina!) não têm conhecimento do RedTube, os Pirocas e semelhantes que aguardem um futuro não muito agradável. Uma boa alternativa seria o desenvolvimento de filtros com um pouco mais de cérebro, por assim dizer, mas não contamos muito com isso.

Outro problema bem mais provável é que pessoas desocupadas, daquele tipo que se ofende com qualquer coisa, abusem dessas ferramentas para denunciar nomes incomuns, causando apenas mais problemas na vida de quem não tem controle sobre isso e também não merece receber tratamento diferente somente por nascer Gay. Ou Piroca.