Por: Sistema Por Acaso | 5 anos atrás

cabos-carregadores-diversas-marcas-lightning-667x458

Segundo o site espanhol Appleweblog, a Europa acabou de aprovar de forma definitiva a criação de um tipo de carregador universal, a partir agora todas as empresas deverão cumprir essa norma.

O prazo para a implementação é de 3 anos, oferecendo uma tecnologia de conectores homogêneos e universais.

Essa é uma boa notícia para os usuários, que em pouco tempo não precisarão mais se preocupar com carregadores, já que qualquer carregador funcionará com todos os dispositivos, porém, pode se tornar uma tremenda dor de cabeça para a Apple que sempre implementou seus próprios estilos de conectores, de forma harmoniosa com o design dos aparelhos.

O QUE HÁ POR TRÁS DO CARREGADOR EUROPEU?
Como sabemos, a Apple conta com seu próprio tipo de conector lightning para iPad e iPhone, além de ter investido uma imensa quantidade de dinheiro para o desenvolvimento desta tecnologia.

Outras empresas, incluindo as que trabalham com seus próprios conectores proprietários, aceitaram um acordo para incluir o conector microUSB e assim cumprir o conceito de carregador universal.
Temos que pensar no que motivou esta decisão, mais além das questões comerciais e políticas, que poderiam levantar suspeitas, a questão fundamental é meramente ecológic a. Com a criação de um carregador universal europeu, se supõe uma redução no nível de lixo eletrônico gerado pela obsolescência dos dispositivos.

Em razão do sentido de reciclagem e tratamento dos resíduos, a implementação de um carregador universal poderá beneficiar imensamente o planeta. Não é de hoje a ideia de um carregador universal, o início do projeto data de 2010 e foi votado no parlamento europeu no ano passado, chegando a ser aprovado recentemente pelo conselho.

O processo foi largo e gerou uma grande discussão, ou seja, a Apple já está ao tanto disso há muito tempo.

lightning

Após entender o sentido do carregador universal, que foi aprovado, a seguinte pergunta imediata:

A Apple será obrigada a mudar seus conectores e carregadores?

Isso é algo muito difícil de se responder, primeiramente nós imaginamos que não, mesmo quando a normativa e os acordos estão sendo abraçados pela maioria das empresas há um bom tempo, inclusive quando não era obrigatório.

É bom entender que a Comissão Européia é quem em última instância aprova quais aparelhos são os que estão dentro desta normativa. A Apple investiu muito em sua própria tecnologia, obviamente com fins comerciais, mas também por questões de eficiência e design.

De fato, muitos são os analistas que dizem que a Apple tem razões legítimas para defender seu carregador próprio em contra do universal, como sempre, a Apple mantém silêncio, mas acredito ser mais provável que a maçã contorne a situação adicionando um adaptador microUSB na caixa do produto, somente para cumprir a normativa ao invés de lançar um conector totalmente novo e que jogue fora sua excelente tecnologia.

Acreditar que a Apple irá acatar essa decisão seria um tanto ingênuo de nossa parte.

Fonte: iPadDicas