Por: André Marques | 4 anos atrás

Nomeie apenas uma pessoa que não goste de pizza. Provavelmente não conseguiu pensar em ninguém, certo? Isso acontece porque todo mundo adora essa obra prima redonda. Não é novidade que a pizza está entre os pratos mais populares do país.

Engana-se quem acredita que a pizza faz sucesso somente no Brasil, todo mundo é apaixonado por ela. Os EUA, por exemplo, não fica atrás quando o assunto é pizza.

01113006034138

Por incrível que pareça, trata-se de um prato tão sagrado que cientistas da área de alimentos do mundo todo vêm estudando essa iguaria com muita vontade, pesquisando a fundo propriedades químicas e físicas da pizza. Até que Bryony James, professor de engenharia de materiais da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, se prontificou a descobrir qual o queijo perfeito para ir em cima de uma pizza.

Tanto James quanto seus colegas analisaram diversos fatores em relação a queijos, como por exemplo porque todos eles têm um gosto diferente depois e cozidos e qual cai melhor com pizza. Os caras prepararam diversas pizzas com os mais variados tipos de queijos e calcularam tudo, até quantidade de bolas, escurecimento delas e teor de óleo de cada pizza.

01112902885137

“Como consumidor caseiro de pizza, você pode querer brincar com essas coisas. Quer uma pizza com a formação de bolhas tradicionais, mas com um sabor mais nítido? Experimente misturar mozzarella com um outro tipo de queijo”, diz James.

“Quando conhecemos o alimento certo para o seu nível microestrutural, ele nos fornece as alavancas que precisamos para mudar a forma como ele se comporta”, finaliza James.

Então é isso, senhoras e senhores! O queijo perfeito para pizzas é o glorioso Mozzarella, derretido com grandes manchas escuras de caramelização. Valeu por compartilhar o resultado desse estudo precioso e extremamente útil para maximizar nossa satisfação em relação às pizzas, grande James!

via NPR