Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

Já reparou que as vezes quando você se dirige ao seu cachorro, seja para chamá-lo ou para dar bronca, ele as vezes inclina a cabeça para o lado como se estivesse tentando entender o que você diz?

cachorros que viram a cabeça

Foto: Divulgação

Pois uma pesquisa publicada no site Psychology Today parece ter desvendado esse gesto ao constatar que, muitas vezes, o focinho do animal atrapalha sua visão da parte inferior do rosto humano, essencial para que o cão ‘desvende’ a expressão facial e o estado emocional de seu dono.

Para conseguir essa visualização, eles inclinam a cabeça, ampliando seu campo de visão vertical. Para que nós humanos possamos entender, na prática, como isso funciona, basta colocar o punho na frente do nariz. Dá para ter uma ideia de como o focinho interfere na visão.

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa ouviu 582 pessoas sobre a frequência com que seus cães inclinam a cabeça e qual a raça dos animais. 62% dos entrevistados confirmaram a presença do gesto com regularidade, mas penas 52% dos donos de cães com focinhos achatados (pugs, bulldogs, etc.) notaram a inclinação da cabeça. Entre os cães com focinhos maiores, a taxa foi de 71%.

Foi essa diferença que levou Stanley Coren, cientista que conduziu o estudo, a concluir que o tamanho do focinho é um fator que influencia a inclinação da cabeça, mas a proporção de cães de focinhos achatados que também se inclinam ainda é grande, o que leva o autor a acreditar que há algum outro fator determinante para o movimento.

Segundo ele, o estudo é o primeiro passo para encontrar mais respostas.

Fonte: Catraca Livre