Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

De acordo com pesquisadores da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) baratas não são todas iguais. Elas também apresentam uma grande variação de personalidades: de tímida a forte.

A análise das personalidades foi feita quando vários insetos (Periplaneta americana) foram postos em uma arena com um par de discos de plástico escuros que serviriam como abrigos.

150204-cockroach_ed3b2263436c9d3dd48b900831c6b61e

O estudo foi conduzido por Isaac Planas-Sitja, ecologista do comportamento da universidade belga. Ele partiu da premissa de que baratas não conseguem descansar quando expostas à luz. Assim, ele estudou como esses seres respondem ao serem submetidos a uma claridade repentina.

Algumas baratas procuraram abrigo rapidamente, enquanto outras pareciam dispostas a ficar mais tempo no ambiente iluminado. Segundo Planas-Sitja, essa situação mostra que baratas apresentam distintas configurações de personalidade.

Geralmente, mostrou a pesquisa, grupos de 16 baratas postas na arena tendem a agir como grupo e procurar abrigo. Entretanto, esse comportamento não foi visto em todos os grupos estudados pela ULB.

Cientistas acreditam que a diversidade de estilos de vida de baratas contribui para a evolução da espécie.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica “Proceedings of the Royal Society B”.